Cidade

Evento conscientiza sobre qualidade da água em assentamento de Teresina

FMS promove dia de saúde e conscientização moradores sobre a qualidade da água

Segunda - 21/11/2016 às 17:11



Na próxima quinta-feira (24), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove o Dia de Ação em Defesa da Água, que promove saúde e conscientização quanto à qualidade do mais precioso líquido existente no planeta. Será a partir das 8h da manhã, na sede da Associação de Moradores do Assentamento de Vazanteiros do bairro Parque Brasil III. 

A ação está sendo organizada pela Gerência de Vigilância Ambiental da FMS, em parceria com as equipes Estratégia Saúde da Família (ESF). “Os agentes de saúde do bairro observaram que no Assentamento Vazanteiros, que é abastecido por poços, não se tomava os cuidados adequados com a água consumida, por isso decidimos organizar este dia educativo”, conta a gerente Lina Vera Oliveira. 

A proposta da equipe é promover um debate sobre como melhorar a qualidade da água e da saúde da população. Serão dadas orientações sobre a desinfecção da água com hipoclorito de sódio e outros cuidados com os poços, além de esclarecimentos sobre doenças que podem ser transmitidas pela água (como a diarreia), bem como de cuidados com males como diabetes, pressão arterial e saúde bucal, entre outros serviços ofertados pela equipe ESF da região. 

Cuidados com o mosquito Aedes aegypti, que pode se reproduzir em água parada que fica estocada, também estará em pauta, com a participação do estande do Núcleo de Educação em Saúde (NESC) da FMS. Por fim, será administrada a vacina antirrábica em cães e gatos da região, em preparação para a campanha que acontece até o início do próximo mês.

A água para consumo humano em Teresina é monitorada pela Vigilância Ambiental do Município e pelo Laboratório de Águas Dr. Klebert Passos, que realiza coleta e análise das amostras da água consumida na capital. Ao todo, quatro biólogos e quatro técnicos de saneamento fazem o monitoramento de todas as formas de abastecimento aos quais os seres humanos têm acesso, desde a água distribuída pela Agespisa, até caminhões pipas e poços. “A finalidade do laboratório é de vigilância, porque o controle da qualidade da água é feito pelas distribuidoras”, afirmou Lina Vera Oliveira Aragão.

O controle da água realizado pela concessionária de Teresina é auditado pelo laboratório da FMS. O laboratório realiza, também, inspeções sanitárias nas Estações de Tratamento de Água (ETAs), investiga situações de surtos e a sua relação com doenças de veiculação hídrica; identifica eventos que condicionam e/ou determinam situações de risco para a saúde ambiental relacionado à água de consumo humano e realiza o monitoramento ambiental para o vibrião colérico.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: