Saúde

Evangelina Rosa recebe equipe do Hospital Osvaldo Cruz

Ação faz parte do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos.

Segunda - 05/06/2017 às 18:06



Foto: Ascom Sesapi Maternidade Dona Evangelina Rosa.
Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Visando fortalecer o processo de reestruturação, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDer) recebe, desde o início deste mês, equipe do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC). O objetivo da visita é o acompanhamento dos planos de ação elaborados pela maternidade em parceria com o projeto RHP. Desde a implantação, foi apontada uma melhoria em torno de 15% na instituição hospitalar.

Segundo a enfermeira Virgínia Lopes, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da MDer, as visitas das equipes são de grande importância, já que têm como finalidade avaliar as atividades já realizadas, além de ver os pontos positivos e as não conformidades que ainda restam para concluir o plano a ação. “Estamos dando continuidade ao nosso plano. Já atingimos 15% de melhorias e a projeção é que possamos atingir mais 15% até o final do projeto aqui na evangelina”, estima Virgínia.

O projeto teve início na maternidade em março do ano passado, com a elaboração do diagnóstico situacional e plano de ação a serem desenvolvidos a curto, médio e longo prazo.

Entre as atividades da visita da equipe, estão a discussão de protocolos clínicos e de metas de segurança do paciente, avaliação multiprofissional, além de um feedback dos pontos positivos e pontos de melhorias observados pela equipe RHP.

No dia 1º deste mês, a maternidade recebeu técnico de Segurança do Trabalho do HAOC. Nesta terça-feira (6), a partir das 14h, receberá uma nutricionista. Já na quarta-feira (7), a Evangelina receberá médico, enfermeiro e farmacêutico.

O projeto

O Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos é uma parceria entre HAOC e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi SUS), que trabalha especificamente as questões de qualidade e segurança do paciente dentro das instituições e melhorias de processos.

O projeto é formado por uma equipe multiprofissional que visita a maternidade mensalmente trabalhando alguns dos processos selecionados do plano de ação. A equipe, que já atua em 14 hospitais no Norte e Nordeste, atuará na Evangelina Rosa até dezembro de 2017.

Fonte: Portal do Governo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: