Saúde

Evangelina Rosa recebe classificação Ouro em bancos de leite

A maternidade recebeu pontuação máxima, 102, já que o Padrão Ouro se enquadra no item de pontuação 90 - 103

Sexta - 16/12/2016 às 14:12



Foto: Ascom Sesapi Maternidade Evangelina Rosa
Maternidade Evangelina Rosa

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) foi credenciado nacionalmente com Padrão Ouro - qualificação máxima da Rede Brasileira de Bancos de Leite. O resultado foi anunciado na quarta-feira (14), durante encontro no Rio de Janeiro. O processo é resultante da articulação da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde com a Fundação Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz).

Essa é uma ação estruturante e reguladora da gestão dos processos de trabalho no âmbito dos bancos de leite humano e que tem o objetivo de verificar o grau de conformidade que o banco de leite atinge na operacionalização do Sistema de Informação que a rede executa, onde mensalmente todos os bancos de leites cadastrados registram seus processos.

Ao cumprir todos os requisitos que constam no edital do processo de credenciamento, os bancos de leites são credenciados de acordo com os mesmos, segundo informou a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da MDER, nutricionista Vanessa Paz.

”Estamos muito felizes, pois acreditamos no trabalho da nossa equipe que luta diariamente para oferecer um serviço de qualidade à quem procura a Evangelina. Vamos continuar trabalhando firmes e com fé para sermos ouro em todos os setores”, frisou o diretor-geral da MDER, médico José Araujo Brito.

”Esse reconhecimento é resultado de um trabalho de esforço conjunto da equipe da maternidade, que trabalha de forma articulada, cumprindo as diretrizes da rede”, relata a coordenadora. Ela explica que a MDER recebeu pontuação máxima, já que o Padrão Ouro se enquadra no item de pontuação 90 - 103.

”A pontuação foi 102, ou seja, cumprimos plenamente todos os pré-requisitos exigidos do edital de credenciamento”, comemora Paz. ”Nosso trabalho integrado com equipe tem como foco principal cumprir metas e prestar serviço de qualidade para a clientela de prematuros da maternidade”, disse Vanessa.

O Banco de Leite Humano (BLH), desde sua criação em 1987, já levou outras vezes credenciamento Padrão Ouro pela Rede Brasileira de Bancos de Leite. A última delas ocorreu em 2014. Para o próximo ano, 2017, está sendo lançado, além do credenciamento, o processo de certificação com chancela internacional. ”Maior responsabilidade ainda, mas estamos trabalhando para alcançar mais essa”, comenta a coordenadora do banco.

Doações

Apesar do trabalho permanente de captação de mães dispostas a doar, devido às festas de fim de ano e férias escolares ocorre um baixa no estoque de leite.

De acordo com a nutricionista Amanda Cristine, o leite materno é importante para todos os bebês, principalmente os que estão internados em UTIs e não podem ser amamentados pela própria mãe. ”Se você está amamentando, seja uma doadora de leite a ajude a quem precisa!”, convoca a profissional. Ela explica que mobilizar a população para reposição e conquistar novas doadoras é sempre a prioridade .

”A mãe que está em boas condições de saúde, após a mamada do seu bebê, pode ordenhar qualquer volume, já é importante", explica Amanda.

A Evangelina Rosa oferece um serviço de disque doação, onde profissionais capacitados esclarecem dúvidas acerca da doação de leite humano e amamentação em geral. As interessadas em doar podem ligar para 0800 280 2522 ou (86)3228 -2022 e receber as orientações de como proceder.

A doadora não precisa se deslocar até a maternidade, já que o banco dispõe de um veículo que vai até residência da doadora receber o leite coletado.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: