Olhe Direito!

Olhe Direito!

Evangelina Rosa intensifica realização de cirurgias neonatais

Sexta - 24/06/2016 às 13:06



Foto: Ascom Sesapi Sala especializada para a realização de cirurgias neonatais na Evangelina Rosa.
Sala especializada para a realização de cirurgias neonatais na Evangelina Rosa.
Em pouco mais de seis meses de implantação da sala especializada para a realização de cirurgias neonatais, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) já registra cerca de 90 procedimentos realizados. É uma média de 15 intervenções por mês, o que equivale a uma cirurgia a cada dois dias. Esses procedimentos fazem parte de uma série de ações adotadas pela maternidade, com grande esforço do secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, por meio da equipe da Superintendência de Assistência à Saúde (Supas), visando aprimorar o tratamento aos recém-nascidos com o intuito de reduzir a mortalidade infantil.

Com a cirurgia feita na própria instituição, evita-se o transporte inter-hospitalar, que repercute nas condições do recém-nascido até uma semana após sua realização, caso haja intercorrências. O diretor-geral da maternidade, médico José Brito, destacou que a implantação da sala foi importante no sentido de melhorar as condições do atendimento aos bebês. "Quando você evita o transporte do neonato para outra unidade de saúde - para que seja feito o procedimento - e o retorno dele aqui para a Evangelina Rosa diminui-se o índice de complicações", enfatizou Brito, assegurando que os prognósticos têm melhorado.

"Uma das características do período neonatal são as altas taxas de mortalidade, por se tratar de uma fase de grande fragilidade do ser humano e a alta propensão à ocorrência de sequelas muitas vezes incapacitantes e de longa duração", explicou o coordenador do serviço de Neonatologia da MDER, médico Marcos Bittencourt. Ele ressalta que, para que essas taxas diminuam, é necessário um cuidado intensivo e a antecipação da cirurgia neonatal. "Esses procedimentos cirúrgicos têm contribuído extremamente para a redução de sequelas e mortalidade", disse Bittencourt.

Ao explicar as vantagens das cirurgias serem realizadas dentro da maternidade, o médico também destaca a importância da intervenção precoce. Ele lembrou que antes da instalação da sala de cirurgias neonatais, as intervenções eram feitas em parceria com o Hospital Infantil Lucídio Portela e hoje são operadas mais rapidamente, sem precisar que os recém-nascidos sejam deslocados. "Isso melhora a sobrevida das crianças”, destacou Marcos.

Dentre as intervenções realizadas na Evangelina Rosa, destaca-se a gastrosquise (defeito na parede abdominal), hérnia diafragmática (defeito ou buraco no diafragma ), obstruções intestinais, dentre outras.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: