Saúde

Evangelina Rosa disponibiliza banho de ofurô para recém-nascidos

Iniciativa tem o objetivo de transmitir aos bebês as mesmas sensações do útero da mãe.

Quinta, 10/08/2017 às 13:08



Foto: Ascom Sesapi Maternidade Evangelina Rosa
Maternidade Evangelina Rosa

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) está disponibilizado, desde o mês de junho, banho de ofurô para os bebês nascidos na unidade. A iniciativa tem o objetivo de transmitir aos bebês as mesmas sensações do útero da mãe, servindo para que os recém-nascidos se adaptem mais rapidamente ao novo mundo.

De acordo com a enfermeira Rosimeire Muniz de Araújo, o método propicia ao recém-nascido a sensação de relaxamento e funciona também como analgésico e organizador, imitando o ambiente intrauterino. Isso elimina os estados de agitação, insônia e cólica nos bebês.

“O banho de ofurô tem propriedade terapêutica, portanto, faz com que o bebê lembre o ambiente no útero da mãe, ocasionando o relaxamento e provocando muitas vezes o sono do recém-nascido durante o procedimento, além de auxiliar no combate a gases, cólicas, insônia, constipação e melhorando a frequência respiratória”, explica a enfermeira.

A profissional de saúde ainda ressaltou que o método é disponibilizado para os bebês internos que apresentam quadro de saúde estável, independentemente de estar ou não entubado, a termo ou prematuro. O filho de Mel Larice Pereira Gomes, que nasceu na maternidade, foi um dos primeiros a serem submetidos ao banho. "Fiquei muito feliz em ver meu filho calmo. Ele não chorou durante o banho", conta a mãe de primeira viagem, que também recebeu orientações sobre essa técnica.

A técnica que reproduz a sensação de voltar para o útero materno, faz com que o bebê relaxe. Segundo os profissionais, o ideal é que seja colocado um quarto de água no balde porque quando o bebê senta, a água sobe e é preciso ficar atento para que o líquido não ultrapasse a altura do peito. O balde deve ter bordas arredondadas e não deve ser utilizado para outros fins, e deve estar higienizada com álcool.

O banho de ofurô pode ser realizado a partir das seis primeiras horas de vida até seis meses de idade, ou até quando o bebê ainda couber dentro do ofurô e não conseguir ficar em pé. "A mãe também não pode deixar o bebê sozinho, ela deve segurar a cabecinha dele enquanto dá o banho. A água deve ser morna e o local para colocar o balde deve ser seguro", aconselha Rosimeire Muniz.

Sobre o método

De acordo com a enfermeira, o banho dura de 10 a 15 minutos e, para a realização, é necessário um ambiente tranquilo e uma música relaxante. A temperatura da água deve estar entre 36º e 37°. É preciso verificar a temperatura da água. Outra orientação importante é que o bebê não pode ser deixado sozinho no local. A cabeça do recém-nascido deve ser segurada durante todo o banho, e deve ser realizado de preferência uma hora após a última refeição, antes do banho e do sono do bebê. No caso do bebê prematuro, é retirado da incubadora, envolvido em uma fralda, que só deve ser retirada após alguns minutos dentro do balde, sem a necessidade de uso de produtos de higiene.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: