Geral

Evangelina Rosa capacita profissionais sobre método Canguru

Evangelina Rosa método Canguru capacita profissionais

Sábado - 13/06/2015 às 21:06



Em decorrência do número de bebês nascidos com baixo peso (peso inferior a 2.500g, sem considerar a idade gestacional), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, em parceria com o Ministério da Saúde, realizou um curso de formação de tutores do método “Canguru” para os profissionais da atenção básica.

Atualmente, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) é referência estadual na aplicação e desenvolvimento desse método. “Este tem sido um momento muito enriquecedor, pois a partir dessa formação, os profissionais da atenção básica poderão prestar um melhor atendimento tanto aos bebês quanto às mamães. É importante lembrar que com o bom acompanhamento durante esse período, conseguiremos reduzir os números de mortalidade infantil”, frisou Marcos Bittencourt, chefe de Neonatologia da Maternidade.

O Método Canguru é um modelo de assistência perinatal voltado para a melhoria da qualidade do cuidado, desenvolvido em três etapas que implica no contato pele-a-pele precoce entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso. O método contribui para a redução do risco de infecção hospitalar; reduz o estresse e a dor do recém-nascido, propicia um melhor relacionamento da família com a equipe de saúde e contribui para a otimização dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva e de Cuidados Intermediários Neonatais.

Ao todo foram capacitados 22 tutores dos municípios de Teresina, Parnaíba, Floriano e São Raimundo Nonato, que servirão como multiplicadores para os demais profissionais de saúde da atenção básica.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: