Evangelina Rosa adere à Estratégia QualiNeo do Ministério da Saúde

A medida tem como objetivo a redução da mortalidade neonatal.


Maternidade Evangelina Rosa

Maternidade Evangelina Rosa Foto: Ascom Sesapi

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) aderiu à Estratégia QualiNeo do Ministério da Saúde, que tem como objetivo a redução da mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades. O ato ocorreu mediante assinatura de termo de adesão e compromisso com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), na segunda-feira (26).

A Estratégia QualiNeo reúne as principais ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para garantir ao recém-nascido o melhor início de vida e que hoje são ofertadas e acompanhadas de maneira isolada, como é o caso da iniciativa Hospital Amigo da Criança, qualificação e habilitação de leitos neonatais, Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso (Método Canguru), Bancos de Leite Humano, Reanimação Neonatal e Transporte Neonatal.

Com o QualiNeo, o Ministério da Saúde pretende focar no recém-nascido como forma de dar continuidade à qualificação perinatal iniciada com a Rede Cegonha, que permitiu a melhoria da atenção à mulher desde o planejamento reprodutivo até a gestação, parto e pós-parto.

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destacou a importância dessa ação. “Com o QualiNeo, o Ministério da Saúde pretende focar no recém-nascido como forma de dar continuidade à qualificação perinatal iniciada com a Rede Cegonha, que permitiu a melhoria da atenção à mulher desde o planejamento reprodutivo até a gestação, parto e pós-parto. A Evangelina Rosa abraça a ação como forma de garantir ao recém-nascido o melhor início de vida”, comenta o gestor.

Em cada estado, foram selecionadas três maternidades que receberão a estratégia nesse primeiro momento e a replicarão posteriormente nos demais serviços. A seleção das maternidades levou em conta critérios como ser referência no Método Canguru, ser hospital de ensino ou ser a maternidade que concentra o maior número de óbitos neonatais absolutos do estado.

A previsão é concluir a qualificação das maternidades prioritárias na estratégia do QualiNeo em 24 meses. Por meio do monitoramento de indicadores assistenciais, os serviços que apresentarem melhoria da atenção neonatal receberão um selo de certificação que os tornará aptos a matriciar a qualificação em outros estabelecimentos.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: