Ciência & Tecnologia

EUA quer ter controle da rede 5G para evitar espionagem chinesa

A justificativa colocada é a tentativa de impedir que a China seja capaz de ouvir as conversas dos norte-americanos

Segunda - 29/01/2018 às 13:01



Foto: Comprar Celular 5G
5G

A equipe de Segurança Nacional do presidente Donald Trump defende que o governo dos Estados Unidos controle a rede 5G do país como forma de evitar espionagem da China. Um documento com essa estratégia foi divulgado neste domingo, 28/01, pelo site de notícias Axios.com, mais tarde reafirmado em entrevista à agência Reuters. 

A justificativa colocada é a tentativa de impedir que a China seja capaz de ouvir as conversas dos norte-americanos e se baseia no que é visto como superioridade tecnológica chinesa nas modernas redes de telecomunicações móveis. Segundo o documento divulgado pelo Axios, “a China alcançou posição dominante na manufatura e operação de infraestrutura de rede”. 

Sob essa lógica, a estratégia – que ainda não teria sido apresentada à Trump – prevê a criação de uma rede nacional 5G nos próximos três anos sob controle estatal, que então poderia ser ‘alugada’ para as operadoras privadas dos Estados Unidos. 

A ideia parece um contrassenso em um país que defende a privatização generalizada. Mas é fato que tanto o governo como o Congresso dos EUA já vêm adotando uma postura restritiva a interesses chineses no país. Em 2012, vale lembrar, Huawei e ZTE foram carimbadas como ameaças à segurança nacional. 

Além disso, se uma rede nacionalizada 5G é coisa de sonhos de assessores de segurança, os aparelhos smartphones chineses já são alvo de medidas práticas. Em janeiro, segundo reportagem da Reuters, a AT&T foi obrigada a desistir de oferecer aparelhos fabricados pela Huawei para seus clientes. A pressão é no sentido de que negócios com empresas de telecomunicações da China poderão prejudicar contratos com o governo americano. 

Não custa lembrar que quando das denúncias de Edward Snowden sobre a espionagem global praticada pelos EUA, uma das ferramentas mencionadas era a facilidade de acesso que o governo americano tem sobre comunicações, notadamente quando utilizados equipamentos de rede fabricados nos Estados Unidos. 

Fonte: Convergência Digital

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: