Educação

Estudo sobre Universidade Aberta do Piauí é destaque internacional

O trabalho foi apresentado na Conferência Internacional em Formação e Inclusão em Portugal.

Domingo - 12/05/2019 às 20:05



Foto: CCOM UAB
UAB

O trabalho da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) foi revelado agora para o mundo. Com o apoio do Governo do Estado, o professor piauiense Vinícius Oliveira apresentou trabalho científico na Conferência Internacional em Formação e Inclusão, em 2018, em Lisboa, Portugal, e agora a pesquisa foi publicada pela editora da Universidade Aberta de Lisboa.

O estudo é um relato de caso que apresenta a união de esforços de órgãos da administração pública do Estado do Piauí para expandir o ensino superior, com a utilização da mediação tecnológica, para descentralizar e ampliar vagas, assim com a possibilidade de alcançar os 224 municípios. Como resultado, vê-se que estudantes originários de distintos municípios estão superando adversidades de toda a ordem para aproveitarem esta oportunidade de estudar com qualidade, não necessitando deslocarem-se para os grandes centros.

De acordo com o professor, o evento foi a concretização do trabalho de educação a distância que está sendo realizado no estado, no sentido de contribuir com a elevação da escolaridade da população piauiense por meio da mediação tecnológica. “Foi um importante evento na Europa sobre inclusão social e empregabilidade; uma oportunidade de levar a Uapi para além das fronteiras do país. Contei com o apoio do Governo do Estado para apresentar o material, no qual foram produzidos um vídeo e um artigo, tendo como objeto central do material a Uapi. Durante as pesquisas documentais, descobrimos que o governador Wellington Dias tem uma relação direta com o surgimento da educação a distância do Brasil, ou seja, o fato dele idealizar o ato aqui para o Piauí só mostra a continuidade de algo que ele vinha fazendo no país. É isso que também mostramos no artigo”, conta Vinícius.

A Uapi surgiu com a mesma proposta da Universidade Aberta do Brasil (UAB), um programa instituído pelo governo federal com a ideia de reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior. No Piauí, a dificuldade na disponibilidade de professor nos municípios do interior do estado impulsionou a iniciativa de proporcionar educação superior à população de locais distantes e isolados.

Uapi

Criada por meio de decreto, a Universidade Aberta do Piauí é um programa de ensino voltado para o desenvolvimento da educação a distância, que busca expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio de estratégias de inovação tecnológica. A implantação se deu em forma de parcerias, em especial com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), e com um conjunto de ações, leva aos municípios do estado um ensino superior de qualidade.

“A medida que tenhamos pessoas estudando no local onde vivem, as chances do saber desse profissional, bem como do conhecimento e preparo técnico ficarem no nível local é maior. Todos os resultados obtidos até hoje, realmente, mostram que a educação utilizando a mediação tecnológica vem produzindo resultados tão bons como aquela tradicional. Nossos resultados são evidenciados por meio de toda a estatística de empregabilidade e também do grau de satisfação que esses profissionais têm tido ao receber o seu diploma”, destaca o governador.

A educação a distância do Piauí vem mudando a realidade de quem tinha apenas um sonho de ter em mãos o diploma de um curso superior. Atualmente, são mais de 10 mil alunos beneficiados com os programas UAB e Uapi. O Núcleo de Educação a Distância (Nead) está em 155 municípios piauienses, sendo 120 destes, no programa Uapi e 35 no programa UAB, que oferta sete cursos de graduação e 13 de pós-graduação.

“O grande diferencial da Universidade Aberta do Piauí diz respeito ao seu processo de trabalho, no qual temos uma mediação tecnológica por meio da televisão, que permite que professores dialoguem e interajam com alunos de norte a sul do Piauí em tempo real. A possibilidade de fazer isso auxiliado por tutores que acompanham as atividades postadas na plataforma fazem com que possam alcançar em um futuro muito próximo os 224 municípios do estado”, frisa Vinícius Oliveira.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: