Geral

Piauí cresce em renda e educação, aponta estudo do IPEA

No quesito Educação, o Piauí ocupa o segundo lugar

Quarta - 17/04/2019 às 17:04



Foto: Ascom Seduc Escolas da rede pública estadual
Escolas da rede pública estadual

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgado nessa terça-feira (16), aponta que o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Piauí avançou de 0,690 para 0,697 entre 2016 e 2017. O objetivo do estudo é observar o comportamento do Índice de Desenvolvimento Humano a fim de oferecer informações mais atualizadas possíveis acerca da realidade estadual e metropolitana com base nos resultados e tendências dos indicadores.Veja o estudo completo!

Educação - Segundo o levantamento, o Piauí também apresentou crescimento no seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal em Educação (IDHM Educação). O Estado teve o segundo maior crescimento (3,7%), ficando atrás apenas do Amazonas (4,3%). Mesmo com a melhora considerável, o Piauí permanece dentro do "médio desenvolvimento". A nota do estado passou de 0,598 para 0,666 no período, superando o Pará, Bahia, Sergipe e Alagoas.

Gráfico
Longevidade – Outro ponto analisado pelo Ipea é a Longevidade, que se relaciona à expectativa de vida. De acordo com o (IDHM-L), o Piauí divide esta posição com o Maranhão (índice 0,764) e Rondônia (índice 0,776). Em contrapartida, Distrito Federal, Minhas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro apresentam os índices de Longevidade mais altos do país, com esperanças de vida ao nascer de 78,73 anos, 77,49 anos, 76,97 anos e 76,48 anos respectivamente.
MAPA 2

Renda – O Piauí também apresentou crescimento significativo em relação á renda, saltando de 0,666 para 0,724, ficando à frente do Maranhão (0,711) e do Alagoas (0,710).

Homens e mulheres – Os números relacionados à renda são maiores para os homens que para as mulheres. Já no quesito Educação e Longevidade, as mulheres superam. Segundo o estudo, o Piauí é o segundo estado com a maior diferença entre homens e mulheres.

Brancos e negros – Em todos os quesitos da pesquisa, o desenvolvimento humano dos brancos é maior que o dos negros, em todos os estados do País.

Gráfico

Fonte: IPEA

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: