Esportes

Estudo aponta que cabecear causa perda temporária de memória

A pesquisa avaliou um período de 24h, durante o qual jogadores deram um total de 20 cabeçadas

Segunda - 24/10/2016 às 11:10



Foto: HypeScience Cabeçada
Cabeçada

Um estudo da Universidade de Stirling apontou que o ato de cabecear uma bola de futebol repetidas vezes causa "pequenas, mas significantes mudanças no funcionamento do cérebro".  Publicada na revista "EBioMedicine", a pesquisa avaliou um período de 24h, durante o qual jogadores deram um total de 20 cabeçadas.

Os resultados apontaram que o desempenho da memória diminuiu entre 41% e 67% após o exercício das cabeçadas. Os efeitos desapareceram após um dia.

Este estudo foi o primeiro a detectar mudanças no cérebro após a ação repetida com impactos na cabeça. A simulação foi feita com bolas lançadas por uma máquina que simulava a força e velocidade de uma cobrança de escanteio, com um total de 20 repetições para cada jogador. Os testes de memória foram realizados antes e depois do exercício.

No entanto, o estudo não identificou se as cabeçadas causam um dano cerebral a longo prazo, como outras práticas esportivas como futebol americano e boxe. A Universidade de Stirling ainda está para pesquisar se há um risco de saúde na repetição do movimento.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: