Geral

Estudantes podem participar de concurso de redação do Senado

Concurso Redação Redes Sociais Projeto Jovem Senador Educação

Terça - 19/05/2015 às 14:05



Foto: Agência Senado Plenário do Senado Federal
Plenário do Senado Federal
Com o tema "Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais", o 8º Concurso de Redação do Senado Federal começa a distribuir para as 18.781 mil escolas públicas de ensino médio da Rede Estadual e do Distrito Federal o material de divulgação e participação para o evento. O Concurso de Redação, assim como o Projeto Jovem Senador, faz parte do Programa Senado Jovem Brasileiro. O nome Jovem Senador é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa.

A Secretaria de Relações Públicas do Senado iniciou a expedição de 19.334 mil kits que serão encaminhados para todos os estados brasileiros, incluindo regionais de ensino e as coordenações estaduais, e deve alcançar mais de 200 mil jovens estudantes em todo o país.

O Jovem Senador conta com o apoio de 54 coordenadores nos estados e no Distrito Federal, que auxiliam na divulgação do certame e realizam a interface entre as secretarias de Educação, as unidades escolares e a equipe organizadora do projeto em Brasília-DF.

Serão escolhidas 27 redações vencedoras, uma de cada unidade da Federação, e seus autores serão automaticamente selecionados para vivenciarem como jovens senadores o processo de discussão e elaboração das leis, em Brasília, no mês de novembro. Os professores que orientaram as redações vencedoras também participarão do projeto na Capital, acompanhando os alunos premiados e com uma programação especial.

Para participar, é preciso ter no máximo 19 anos, estar regularmente matriculado em uma escola pública estadual ou do Distrito Federal no ensino médio e escrever uma redação, de 20 a 30 linhas, com o tema "Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais".

Em 2014, a estudante piauiense Leiliane Gomes da Silva ficou entre os finalistas de cada unidade da federação com a 3ª colocação com Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Rio de Janeiro e Rondônia.

Estudante da Unidade Escolar Lima Rebelo, em Parnaíba, Leiliane representou o Piauí na 7ª edição do Programa no Senado Federal. Como jovem senadora, a estudante defendeu o aumento dos investimentos em infraestrutura nas escolas públicas.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: