Educação

Estudantes lançam foguetes construídos com material de sucata

Lançamentos aconteceram ontem, na UFPI

Sexta - 01/09/2017 às 16:09



Foto: SEMEC Foguetes construídos com material de sucata
Foguetes construídos com material de sucata

Alunos de quatro escolas municipais de Teresina que funcionam em jornada de tempo integral participaram de uma atividade que mescla diversão e aprendizado na área da astronomia. A turma visitou o planetário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e lançou foguetes artesanais construídos por eles.

No mês de julho os professores participaram de oficinas no Centro de Formação Odilon Nunes, onde aprenderam a confeccionar pequenos foguetes a partir de material de sucata. O aprendizado foi levado para as escolas e os foguetes com maior potencial de lançamento participaram da grande final na UFPI. O objetivo é levar os melhores para competições nacionais em 2018.

O professor de matemática da Escola Municipal Eurípides Aguiar, Jackson de Oliveira, conta que o processo de fabricação despertou o interesse dos alunos. “Eles ficaram encantados, pois é uma atividade fora da rotina, algo prático, que mostra como aprender pode ser divertido. O mais interessante é ver que os que tiveram melhor desempenho foram os que antes apresentavam dificuldade de concentração durante as aulas. Lideraram equipes e aprenderam de forma significativa. Além da astronomia, aproveitei para aprofundar a matemática, trabalhando medidas, por exemplo”, comenta Jackson.

Rodrigo Ferreira, aluno do 8º ano, disse que a curiosidade e o desafio o motivaram a participar. “No começo achei muito estranha a ideia de montar foguete com garrafa pet, mas quis entender como ele decolava e acabei gostando. A competição também é legal, todo mundo quer fazer o que voa mais alto”, revelou.

Para a coordenadora das escolas de tempo integral da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Eliane Santos, a iniciativa é uma oportunidade de envolver os estudantes na astronomia, física e química. “Foguetes têm a ver com todas essas disciplinas, então é importante levar o aluno para uma experiência prática fora da sala de aula, onde ele conhece outro ambiente acadêmico e vivencia de fato o currículo integral, com uma atividade lúdica e certamente inesquecível para eles”, conclui.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: