Brasil

Estudantes já ocupam 460 escolas no Paraná

studantes já ocupam 460 colégios e seis universidades em 63 cidades do Paraná

Sábado - 15/10/2016 às 18:10



Foto: Uol Estudantes
Estudantes

Estudantes já ocupam 460 colégios e seis universidades em 63 cidades do Paraná, segundo dados do Movimento Ocupa Paraná. A Secretaria de Estado da Educação (SEED) avalia que aproximadamente 300 locais estão ocupados e cerca de 300 mil alunos sem aulas.

O grupo protesta contra a reforma do ensino médio proposta pelo presidente Michel Temer, feita por Medida Provisória e agora em análise no Congresso. Os estudantes devem realizar assembleias pelo estado para avaliar a mobilização e também escolher representantes para a formação de uma comitiva, segundo a diretoria da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes).

A gestão Beto Richa (PSDB) sofreu revés na primeira tentativa de reintegração de posse de 13 colégios na cidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), quando o juiz Guilherme Hernandes acatou liminar da Defensoria Pública e negou o pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Por meio de nota, a PGE afirma que os pedidos de desocupação dos colégios são “para resguardar a integridade do patrimônio público e garantir o direito dos alunos que querem aulas.” Além das ocupações, o governo deverá lidar também com uma greve de professores. A decisão foi aprovada em assembleia realizada no dia 12 e que deve iniciar a partir da próxima segunda, 17.

Fonte: Terra

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: