Educação

Estudantes do Pronatec visitam Controladoria-Geral do Estado

Alunos fazem o curso técnico de Contabilidade do Pronatec na Unidade Escolar Edgar Tito, em Teresina.

Quinta - 25/05/2017 às 15:05



Foto: Virgínia Santos Estudantes do Pronatec visitam CGE
Estudantes do Pronatec visitam CGE

Alunos que fazem o curso técnico de Contabilidade do Pronatec na Unidade Escolar Edgar Tito, em Teresina, visitaram a Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE), nesta quinta-feira (25). A iniciativa visa aproximar o órgão de controle e a população. O controlador adjunto da CGE, Décio Moura, e a coordenadora de Eventos da Controladoria, Milde Lemos, recepcionaram os estudantes, enquanto o auditor governamental Antônio Filho apresentou as dependências da CGE.

Na oportunidade, os alunos conheceram as atribuições da CGE e visitaram as gerências, onde puderam acompanhar um pouco do dia a dia de trabalho dos auditores governamentais.

“A iniciativa é oportunidade para que possamos divulgar nossos trabalhos e para que tenhamos essa interação maior com o público externo. Para eles, também, é importante, pois vivenciam a prática integrada ao mundo acadêmico. Isso ajudará a utilizarem melhor seus conhecimentos e os instrumentos de controle social que a CGE coloca à disposição da sociedade. Assim, eles também se conscientizam de utilizar essas informações para atuarem no controle dos gastos do serviço público”, destacou o controlador adjunto Décio Moura.

A professora de contabilidade Dorinha Arcanjo exaltou a iniciativa como possibilidade de ampliar conhecimento de seus alunos, aliando a parte teórica à prática.

“A contabilidade é muito mais tradicional, com base em leis antigas, e é importante não fugir da teoria, mas também é bom apresentá-los à prática. Isso até vislumbra um aumento de perspectiva deles enquanto profissionais. Estou muito satisfeita e agradeço à CGE por nos receber. Conhecer a CGE, que trabalha na busca da gestão pública eficiente e transparente, também foi muito importante para o aluno, pois, antes de serem alunos, são cidadãos e jovens. Então, buscamos colocar esse jovem na sociedade com consciência política, econômica e valorizando o que é público”, ressaltou a professora.

A estudante Francilene Cândido de Aquino gostou da visita e até pensa na possibilidade de se tornar auditora. “A visita abriu o nosso conhecimento. Realmente, precisamos conhecer leis e tudo mais para que possamos assumir um cargo como o de auditor, que é muito bom”, disse a aluna.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: