Estudantes do João Paulo I participam de feira de conhecimento

Público visitou as salas temáticas preparadas pelos alunos e professores


Os alunos do Ciclo de Alfabetização apresentaram o

Os alunos do Ciclo de Alfabetização apresentaram o "Mundo Mágico e Encantador da Leitura" através dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo Foto: Ascom

Estudantes da Escola Municipal João Paulo I participaram da Feira do Conhecimento "Compartilhando e Tecendo Saberes". A escola fica localizada no Povoado Alegria, zona rural da cidade, e atende 220 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Durante a feira, o público realizou visitas às salas temáticas, preparadas por alunos e professores, que expuseram os seus conhecimentos através de produções textuais, recursos audiovisuais, dinâmicas e diversas outras atividades. Os alunos do Ciclo de Alfabetização apresentaram o "Mundo Mágico e Encantador da Leitura" através dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Os alunos do Programa Novo Mais Educação deram um show através de seus trabalhos com a utilização de diversos gêneros textuais (histórias em quadrinhos, poemas, notícias, carta para o futuro e muito mais), inclusive com o "Correio do Coração", onde os visitantes puderam escrever ouvir e receber recadinhos de amizade e declarações de carinho.

A feira também proporcionou aos visitantes reflexões sobre o Dia da Consciência Negra e a importância da Igualdade Racial, através do projeto "Respeitando as Diferenças", e socializaram a dinâmica "Através dos teus olhos", onde os participantes tiveram os olhos vedados e foram desafiados a realizar diversas atividades sem enxergar. Ao final, puderam expor suas dificuldades, impressões e sensações, percebendo o que uma pessoa com dificuldade ou deficiência visual passa.

O trânsito também teve destaque na feira. Os alunos produziram e apresentaram poesias sobre a temática e a Escolinha de Trânsito da Strans reforçou a importância do respeito e da paciência para um trânsito seguro.

A matemática teve um toque especial com a realização de diversas atividades como campeonato de xadrez, jogo da ASMD, desafio das operações e o disputado jogo de pizzas. Na ocasião, foram realizadas premiações dos alunos medalhistas nas Olimpíadas: OBA, Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa, OBMEP e dos destaques nas provas padronizadas de Língua Portuguesa e Matemática.

A Feira ainda contou com apresentações artísticas, música ao vivo e um delicioso lanche. “A comunidade da Escola Municipal João Paulo I está de parabéns pelo exemplo de comprometimento com a educação e com a qualidade de vida de todos”, diz Márcia dos Santos Silva Carneiro, diretora da escola.

Glaucyane Pedreira aluna medalhista ouro na Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa explica que a feira é um momento muito importante para a aprendizagem dos alunos. “Este é um incentivo que atrai os alunos pelo envolvimento em elaborar e apresentar tudo que foi aprendido durante as aulas na escola”, comenta. Para o professor de matemática José Gentil, a feira foi um sucessor. “Na matemática os alunos puderam apresentar seus conhecimentos adquiridos durante as aulas para todos os participantes do evento”, conclui.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: