Educação

Estudantes do Cidade Olímpica são premiados em evento de conhecimento

Os jovens fazem parte do Programa Cidade Olímpica Educacional

Segunda - 20/02/2017 às 15:02



Foto: Agência Brasil Estudantes
Estudantes

Dois estudantes de Escolas Municipais de Teresina estiveram em Fortaleza (CE), neste último fim de semana, (18) para receberem premiações conquistadas na primeira edição da Olimpíada Nacional de Ciência (ONC).  Os jovens fazem parte do Programa Cidade Olímpica Educacional, executado pela Prefeitura de Teresina, e já colhem os frutos da dedicação a mais com as aulas de sábado.

Lael Viana, da Escola Municipal Barjas Negre e Pablo Andrade, da Escola Municipal Valter Alencar ganharam medalhas de prata e bronze na Olimpíada Nacional de Ciências, mesmo sem possuírem conhecimentos específicos da área, outros 15 estudantes também receberam menções honrosas. No Piauí, além da Rede Municipal, somente uma escola particular teve alunos medalhistas na nova olimpíada. 

A competição é uma realização de duas Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) e a ABQ (Associação Brasileira de Química); ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às duas Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental. O objetivo é estimular o interesse dos jovens pelas ciências da natureza, além de contribuir na melhoria do ensino e identificar jovens com aptidão para a área.

Para Lael Viana, o melhor é ter o esforço reconhecido. “Estudei bastante para conseguir dar o meu melhor, estou feliz com a premiação e com a medalha. O meu desafio é nunca desistir, superando todas as dificuldades”, afirmou.

Valdete Silva, coordenadora do Cidade Olímpica, avalia o resultado como extremamente positivo. Segundo ela, o ano começou com um número significativo de medalhas nas Olimpíadas. “Em 2017 temos a responsabilidade e o compromisso de dar continuidade do trabalho que foi realizado em 2016, com um diferencial, melhorando e aprofundando os conhecimentos para que o programa melhore cada vez mais”, pontua a coordenadora.

Programa Cidade Olímpica Educacional

O Programa Cidade Olímpica Educacional, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) tem como objetivo desenvolver as potencialidades de alunos da Rede Pública Municipal com desempenho escolar acima da média. As aulas acontecem aos sábados, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes.

Após o ótimo desempenho dos alunos teresinenses obtidos nessa primeira edição da Olimpíada Nacional de Ciência, o programa da Prefeitura de Teresina - que auxilia no estudo de disciplinas específicas aos sábados e impulsiona a participação de estudantes da Rede Municipal em olimpíadas de conhecimento, passou a apostar na formação de novos cientistas.

“Participamos de forma pouco articulada, já que os alunos estudam outras disciplinas e a competição ainda estava na sua primeira versão, com alto nível. Ainda assim foi um desempenho espetacular, ficamos com duas das seis medalhas do Piauí”, destaca a coordenadora do Programa Cidade Olímpica, Valdete Silva. Segundo ela, o bom resultado instigou a implementação da nova disciplina. “Diante desse desafio, o secretário Kleber Montezuma autorizou a criação de uma turma de ciências para preparar alunos nessa área”, anunciou.

A nova turma de ciências já iniciou o ano letivo com a missão de superar os ganhos da 1ª ONC. Com estudo direcionado, os alunos devem encarar a segunda edição da olimpíada, este ano, com mais chances de medalhas. “As expectativas no estudo da ciência são as melhores possíveis, porque é uma área prazerosa de trabalhar, as crianças adoram biologia, química física, que tem essa interdisciplinaridade interessante”, avalia Valdete. Para ela, Teresina será destaque na Olimpíada Nacional de Ciências 2017. “Este ano participaremos para valer, porque já temos um parâmetro do que é explorado e como avaliam, vamos mais preparados”, diz.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: