Educação

Estudantes do Cidade Olímpica participam de revisão para a OBA 2018

Eles participarão da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da Mostra Brasileira de Foguetes

Terça - 15/05/2018 às 12:05



Foto: Ascom Foto
Foto

Os estudantes do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE) participaram de uma revisão geral oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (Semec). A proposta é fortalecer ainda mais os conteúdos já estudados para os alunos que irão participar da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). As competições estimulam o estudo da astronomia e testam os conhecimentos dos alunos de escolas públicas e privadas de todo o país.


No ano passado, os alunos da Rede Municipal de Teresina conquistaram 108 medalhas na Olimpíada, sendo 23 de ouro, 47 de prata e 38 de bronze. Além do estímulo dos professores em sala de aula, a Prefeitura de Teresina mantém turmas de Astronomia no Programa Cidade Olímpica Educacional, com aulas de aprofundamento na disciplina aos sábados. Os alunos têm aulas teóricas e práticas, onde aprendem a construir os foguetes, além de serem incentivados a participarem de competições nacionais.


A OBA é realizada em fase única, dentro da própria escola. A prova possui dez questões e será aplicada simultaneamente em todas as unidades de ensino participantes, no dia 18 de maio. A MOBFOG também deve ser realizada até o dia 18, e consiste no lançamento de foguetes o mais longe possível. Irão participar da competição alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.


Segundo Regina Ibiapina, coordenadora de astronomia do COE, a Rede Municipal de Teresina tem um bom histórico de premiações na Olimpíada de Astronomia. “Sempre temos muitos alunos premiados. As revisões e simulados são atividades que consolidam o trabalho realizado durante o ano. Os estudantes se preparam através de simulados que realizamos durante as aulas, utilizamos ainda, das aulas práticas para a construção de foguetes e lunetas, além de exercícios, vídeos explicativos e resolução de provas e gabaritos das edições anteriores”. Estamos otimistas”, conclui.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: