Municípios

Estudantes denunciam descaso no transporte escolar da zona rural de Aroeiras

O transporte escolar está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação de Aroeiras do Itaim

Sábado - 18/03/2017 às 13:03



Foto: Divulgação Transporte escolar de alunos da zona rural de Aroeiras
Transporte escolar de alunos da zona rural de Aroeiras

Estudantes da zona rural do município de Aroeiras do Itaim, a 339 km de Teresina, usaram as redes sociais para denunciar a situação do ônibus responsável transportar alunos da rede municipal e estadual.

O transporte escolar está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação de Aroeiras do Itaim. Vídeos e fotografias expõem o descaso que os estudantes enfrentam todos os dias. O veículo completamente deteriorado, sujo, uma das portas não fecha, bancos e janelas quebradas.

Transporte escolar de alunos da zona rural de Aroeiras

O caso foi divulgado por uma estudante de 15 anos com intuito de conseguir melhoria no transporte escolar. Conforme os alunos, eles são obrigados a descer do veículo na hora de passar por uma ladeira que faz parte do percurso.  

Segundo os estudantes, até o ano passado havia um transporte escolar de melhores condições, mas este foi transferido para outra comunidade do município. Diante disto, os alunos protestam contra o atual transporte, que está bastante desgastado e apresenta riscos aos alunos.

Transporte escolar de alunos da zona rural de Aroeiras

A um portal de notícias local, a secretária municipal de Educação de Aroeiras do Itaim, Maria Fátima de Sousa Rodrigues, disse que a situação já está contornada e que o veículo filmado pelos estudantes já passou por uma revisão completa. De acordo com a secretária, o ônibus que antes transportava os adolescentes agora serve como transporte escolar para os alunos de uma creche municipal.

“A situação já está contornada. Os alunos ficaram chateados porque a gente fez uma troca do ônibus de uma rota por outro, por haver a necessidade da gente fazer a substituição do ônibus com mais segurança para transportar alunos de dois a seis anos”, explica.

Após a denúncia dos estudantes, Maria Fátima pontua que o veículo que aparece nas imagens foi levado para uma oficina mecânica e passou por uma revisão completa antes de retornar ao transporte dos alunos da região. “Hoje o ônibus pode trafegar normalmente sem oferecer risco aos alunos, eles estão em segurança”, garante a gestora.

A secretária diz ainda que foram os próprios adolescentes quem depredaram o ônibus antes de fazer as imagens.

“A janela foi quebrada por eles, o banco também foi arrancado por eles. Quer dizer, eles depredaram primeiro o ônibus para depois gravar, então a gente registrou um boletim de ocorrência, temos testemunhas de que primeiro houve a depredação e depois as imagens, mas isso já foi corrigido”, defende a secretária.

Transporte escolar de alunos da zona rural de AroeirasÔnibus após a revisão

Fonte: Com informações do Grande Picos

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: