Cidade

Estudantes decidem se mantém ou não ocupação na reitoria da UFPI

Ocupação começou às 10 horas da manhã desta terça. Cerca de 70 estudantes fazem o manifesto.

Terça - 18/10/2016 às 19:10



Foto: Roberto Araujo Estudantes ocupam reitoria da UFPI
Estudantes ocupam reitoria da UFPI

Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizam assembleia nesta tarde para decidir manter ou não a ocupação na reitoria da UFPI. A ocupação começou na manhã desta terça-feira, enquanto reitor e pró-reitores se reuniam.

Dentre as reivindicações dos estudantes estão a derrubada do Projeto de Emenda Constitucional 241, encaminhado pelo presidente Michel Temer ao congresso nacional, que propõe um teto nos gastos públicos pelos próximos 20 anos.

Uma das diretoras do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Amanda Dias, ressalta que, além da PEC, o movimento também tem pautas locais, como uma reformulação do modelo de segurança na universidade.

“a principal reivindicação é ser conta a pec 241 que reduz os gastos das contas públicas, reduz o número de vagas dentro das universidades, e também para a gente estar pautando um novo modelo de segurança para a universidade porque a gente entende que a segurança que tem aqui hoje é uma segurança opressora, que não defende o estudante como patrimônio da UFPI”

A ocupação começou por volta das 10 horas da manhã, quando havia a reunião do Conselho Universitário (CONSUN), com a presença do reitor, vice-reitora e pró-reitores. Os estudantes anunciaram que ficariam instalados no local até que a reitoria tome um posicionamento quanto aos cortes que as universidades públicas vêm sofrendo por parte do governo federal, contra a PEC 241 e pedindo ainda uma reformulação no modelo de segurança.

Estudantes ocupam Salão Nobre da reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI)Estudantes ocupam Salão Nobre da reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI)Foto: Roberto Araujo
Cartazes foram fixados com manifestos na porta da reitoria da UFPICartazes foram fixados com manifestos na porta da reitoria da UFPIFoto: Roberto Araujo

Fonte: Roberto Araujo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: