Educação

Estudantes de Teresina participarão da Olimpíada Piauiense de Matemática

As inscrições vão até o dia 7 de outubro no site www.opim.ufpi.br

Quarta - 03/10/2018 às 19:10



Foto: Ascom Foto
Foto

Em um esforço conjunto para incentivar o estudo da matemática, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Secretaria Municipal de Educação (Semec), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI) lançaram oficialmente a 10ª Olimpíada Piauiense de Matemática (OPIM). As inscrições vão até o dia 7 de outubro.

A competição é voltada para estudantes de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas de todo o Estado. A aplicação das provas da 1ª etapa está marcada para o dia 17 de outubro, nas próprias escolas, enquanto a 2ª fase será dia 17 de novembro.

Durante o lançamento, a vice-reitora da UFPI, Nadir Nogueira, lembrou que a primeira olimpíada piauiense foi uma iniciativa do prefeito Firmino Filho, ainda no ano de 1998. “Essa parceria fortalece a educação, e é por meio da educação que transformamos vidas”, destaca.

Na última edição, a OPIM envolveu apenas dois municípios. Desta vez, a expectativa é de contar com a participação de pelo menos 50 municípios e 20 mil estudantes. Além de despertar o interesse dos jovens por uma das disciplinas mais temidas, a organização acredita que o desafio os prepara para as próximas etapas acadêmicas.

Segundo o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, as escolas municipais de Teresina devem participar em peso. Em sua fala na solenidade de lançamento, Montezuma lembrou que os estudantes do município são verdadeiros colecionadores de medalhas e reafirmou o compromisso em apoiar a ação.

“Estimulamos a participação dos estudantes em todas as competições de conhecimento, e temos grandes destaques sempre. A Olimpíada Piauiense de Matemática é uma grande oportunidade para nossos alunos, que sonham em um dia estarem na universidade, muitos no próprio curso de matemática. Estamos sempre disponíveis para parcerias como esta”, declara.

O coordenador da Olimpíada, professor João Carlos de Oliveira, explica que as escolas precisam se inscrever no site (www.opim.ufpi.br) esta semana. A página também contém o regulamento da competição, questões para estudo e mais informações.

“Com premiação ou não, todos os participantes já saem ganhando em conhecimento a partir desse intercâmbio, que beneficia alunos e professores. A OPIM estimula o estudo, a busca por mais aprendizado, e nesta edição estamos desenvolvendo algo bem amplo, já com um grande número de inscritos”, conclui João Carlos.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: