Educação

Estudantes de São Pedro-PI produzem filme inspirados na Lei Maria da Penha

Com o objetivo de ampliar o conteúdo escolar para fora da sala de aula

Quinta - 23/02/2017 às 10:02



Foto: Reprodução Lei Maria da Penha
Lei Maria da Penha

Com o objetivo de ampliar o conteúdo escolar para fora da sala de aula, um grupo de estudantes da Unidade Escolar Landri Sales, localizada no município de São Pedro do Piauí, escolheram o cinema para abordar a violência doméstica contra a mulher, a gravidez na adolescência, DSTs, e o uso de entorpecentes e suas consequências.

Inspirados pelo projeto "Lei Maria da Penha nas Escolas", que visa diminuir os elevados índices de violência contra a mulher por meio de palestras e oficinas, os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio e PRONATEC, criaram o roteiro do filme "A Última Primavera Vai Chegar", gravado entre outubro e novembro de 2016, que discute a violência doméstica.

"O projeto iniciado em 2010 teve continuidade com grande interesse dos alunos e assim criarmos um novo roteiro para a série. Como a Seduc vinha trabalhando o tema da violência contra a mulher com o projeto da Lei Maria da Penha nas Escolas decidimos abordar o contexto do machismo, da violência contra a mulher entre outros temas. Mostramos a realidade presente na cidade", explica o idealizador e mediador do Canal Educação, Mário Paiva.

As produções foram realizadas sob a orientação da coordenadora Aparecida Barbosa e do auxiliar Mário Paiva, que escreveu o roteiro e selecionou o elenco. A escola contou com recursos do ProEMI (Programa Ensino Médio Inovador). "O projeto foi todo feito pela equipe da escola entre criação e produção, com apoio da SEDUC e colaboradores. O filme foi executado pelos alunos, os quais viram do que são capazes e refletiram sobre as temáticas entre as gravações", ressaltou Mário Paiva.

O longa-metragem conclui a trilogia de filmes iniciada pelos alunos com o curta-metragem "A Primavera Vai Chegar" (2010), abordando os temas discutidos em sala de aula. Em 2015, após as oficinas do programa Mais Educação, os alunos decidiram realizar a seqüência "Estações: A Primavera Vai Chegar 2", que trata sobre o bullying, uso indevido das redes sociais e a ingestão de anabolizantes.

O aluno Airton Cândido, que interpretou o personagem Raimundo, um homem machista e violento, afirma que ficou muito impactado pelas cenas que gravou. "O pior de tudo é saber que muitas pessoas passam por isso na vida real, depois da gravação passei o resto do dia pensativo", disse.

O filme foi lançado no final de 2016 e exibido na quadra da Unidade Escolar Landri Sales com a presença de toda a comunidade escolar As cenas do filme foram gravadas nas cidades de Amarante e São Pedro do Piauí.

A Última Primavera Vai Chegar

O último filme da série, produzido pelos alunos da U.E. Landri Sales, "A Última Primavera Vai Chegar" narra o drama uma família marcada pelo horror da violência de Raimundo (Airton Candido) contra sua esposa Dona Das Dores (Clarice Pitanga), sua filha Érica (Nara Vitória) e sua sobrinha Alice (Anna Victoria). Como pano de fundo a estória narra a gravidez, DST´s e o uso de drogas ilícitas na adolescência.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: