Educação

Estudantes das Unidades de Ensino Municipal participam de Festival de Arte

O festival, que teve início na manhã desta quarta-feira (23) e segue até sexta-feira (25)

Quinta - 24/11/2016 às 16:11



Foto: Ascom Festival de Arte
Festival de Arte

A comunidade escolar da rede municipal de ensino está animada com a participação na primeira edição do “Trisca - Festival de Arte para Criança”. Ao todo são 4.783 estudantes de 15 Escolas Municipais e 6 Centros Municipais de Educação Infantil participando da programação, que está repleta de espetáculos, oficinas, bate-papos e mostras de cinema.

O festival, que teve início na manhã desta quarta-feira (23) e segue até sexta-feira (25), reúne três eixos: ver, ouvir e tocar. No eixo ver, a autonomia criativa será estimulada por meio de teatro, dança, cinema, e claro, não vai faltar a cultura popular com suas tradições. Já no eixo ouvir os participantes poderão se triscar por meio da música, contação de história, debates e formações. Por fim, no eixo tocar haverá artes visuais, a exposição do Jardim Sensorial, brincadeiras e oficinas de desenho, música e equilíbrio.

“Esta é uma iniciativa maravilhosa, por oferecer a oportunidade de levar para as crianças a arte e os valores que ela representa”, comenta Kelly Carvalho, pedagoga do Centro Municipal de Educação Infantil Vila Pantanal II.

O Trisca tem direção artística do Canteiro (Criação, Produção e Práticas artísticas), patrocínio do Governo do Estado do Piauí por meio da Secult, realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) Piauí e parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina através da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Dentre as atrações estão a Roda Curumim nos Sertões de Dentro, do grupo Valor de PI e Vagner Ribeiro, que reúne o público mirim em um espetáculo de música e literatura. A arte circense também invade o festival com o Grupo Corpos de Teatro Independente em parceria com o Grupo Teatro Oficinão.

O grupo "Os Tapetes Contadores de História", do Rio de Janeiro, também é uma das atrações. No espetáculo “História de Outros Povos”, a ideia é utilizar objetos como tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano como cenários de contos infantis autorais e populares de origens diversas.

Para os pequenos Davi Lucas da Silva Veras, de 5 anos e Humberto Moura Neto de 4 anos, alunos da turma de 2º período do Centro Municipal de Educação Infantil Vila Pantanal II o espetáculo é algo que ficará marcado. “Esta é a primeira vez que venho ao teatro, estamos gostando muito. Estou ansioso para assistir e ver o palhaço, pois ele é muito engraçado”, comenta as crianças entusiasmadas para o inicio do espetáculo.

A programação ainda abriga artes visuais, exposições, brincadeiras e oficinas de desenho, música e equilíbrio. Destaca-se ainda a exposição do Jardim Sensorial, que promete ser uma experiência artística que estimula o ver, mexer, sentir e ouvir.

“Considero esta parceria importante, pois possibilita o cesso direto a cultura para nossas crianças. Este é um momento dos estudantes terem a oportunidade de conhecer o teatro, ampliando seus conhecimentos e deixando a alegria e a fantasia contagiar a todos”, finaliza Gardênia Portela, Gerente de Educação Infantil da Semec.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: