Estudantes mantêm ocupação da reitoria da UFPI em protesto contra a PEC 241

O reitor Arimatéia Dantas divulgou vídeo no Youtube falando sobre a ocupação dos estudantes


Estudantes ocupam Salão Nobre da reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Estudantes ocupam Salão Nobre da reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Foto: Roberto Araujo

Desde ontem (18), estudantes ocupam o Salão Nobre da reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. As reivindicações são contra a PEC 241, que limita os gastos públicos por 20 anos. Segundo os manifestantes, a ocupação permanece por tempo indeterminado.

Em vídeo divulgado no Youtube nesta quarta-feira (19), o reitor da instituição, Arimatéia Dantas, informou que a ocupação dos estudantes surgiu em protesto a uma pauta nacional e que também, eles reivindicam a questão da segurança dentro da universidade. Confira o vídeo no final da matéria!

O reitor tem manifestado apoio à manifestação  e informou que voltará a dialogar com os estudantes nesta sexta-feira (20).

“Todos nós gestores, da área da educação, somos contra essa medida [PEC 241], pois congela os gastos por 20 anos e será um prejuízo tanto para a educação quanto para a saúde”, diz o reitor.

Reitor Arimatéia DantasReitor Arimatéia DantasFoto: Divulgação

Há 24 horas, os estudantes estão no espaço da reitoria e levaram agua, comida e colchões. Até o momento, a ocupação permanece passiva.

“Acreditamos que esta postura será continuada, sem depredação do patrimônio público”, ressalta Arimatéia Dantas.

Os acadêmicos também reivindicam contra “abuso de autoridade” de seguranças contratados pela universidade, pois no último dia 6, estudantes do primeiro período do curso de Artes Visuais foram apreendidos e conduzidos à Central de Flagrantes após picharem uma área do Centro de Tecnologia.

De acordo com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o objetivo da ocupação é discutir, expressar indignação, obter respostas e pensar em alternativas.

Estudantes ocupam reitoria da UFPI

Fonte: Alinny Maria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: