Educação

Piauienses tiram nota máxima no Enem; Bruno fez mil pontos na redação e Cleysson, vindo de escola pública, fez 980

Quarta - 18/01/2017 às 21:01



Foto: Montagem/Paulo Pincel Bruno Valcácer e Cleysson Francisco Sales
Bruno Valcácer e Cleysson Francisco Sales

O estudante piauiense Bruno Valcácer foi um dos 77 candidatos Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) que tirou nota 1000 no exame que divulgou nesta quarta-feira, 18, as primeiras notas que estão disponíveis individualmente aos candidatos.

A notícia foi divulgada na rede social facebook de Bruno pelo curso de redação que ele frequentou. A dierção da escola parabenizou o feito.  

Claysson Laudísio: exemplo da boa escola pública do Piauí

Claysson Laudísio: exemplo da boa escola pública do Piauí  Foto: Facebook/Reprodução

Já o estudante Cleysson Francisco Laudisio Sales, 18 anos, tirou 980 na redação e comemorou a vitória. Natural de Porto, no interior do Estado, Cleysson estudou na escola estadual Otávio Falcão e não esqueceu da importância do professor em sua conquista.

"É a realização por ver que todo esforço valeu a pena, de ver que realmente é possível, e que qualquer um é capaz. É algo que fiz por mim para alcançar meu sonho, mas ver a felicidade que os outros sentem por algo que fiz é a melhor parte", relata o aluno.

O gerente de pré-Enem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Wellington Soares, explica como o estudante pode avaliar a nota de corte para o ingresso na universidade.

"A nota de Corte é a nota mínima aceitável para a participação de determinado curso. Se ele deseja, por exemplo, o curso de medicina e deseja entrar na UFPI. Ano passado a nota de corte em Medicina deu 799 pontos, então se ele obteve uma nota abaixo disso, ele já pode esquecer, como ele pode procurar outras instituições, já que a nota de corte varia", explica o professor.

Para os menores de 18 anos que participam do Enem para fins exclusivos de autoavaliação, os resultados serão publicados em 60 dias, conforme previsto em edital. As provas objetivas foram corrigidas com base na teoria de resposta ao item (TRI).

No Piauí, a preparação para o Enem se deu através de grandes revisões da Seduc na capital, no interior e junto aos presos. "Este ano o foco será na redação. Pois estamos observando que a redação define o ingresso do aluno. Vamos começar em março e encerrarmos no finalzinho, véspera do Enem com o corujão", completa Wellington.

Além das revisões presenciais e no Canal Educação, a Seduc instituiu o "Passe Livre Estudantil". Todos os alunos do ensino público estadual que fizeram o Enem em Teresina ganharam passagens de ônibus. Os do interior do Estado também tiveram transporte garantido.

Bruno ValcácerBruno ValcácerFoto: Facebook

As datas de inscrições para as edições do primeiro semestre de 2017 dos programas (Sisu, Prouni e Fies) foram divulgadas nesta quarta. Veja abaixo:

SISU

Inscrições: 24 a 27 de janeiro

PROUNI

Inscrições: 30 de janeiro a 2 de fevereiro

FIES

Inscrições: 6 a 9 de fevereiro

Fonte: Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: