Estados Unidos vão receber cerca de 8 mil refugiados sírios

Governo Turco Síria Departamento Estados Unidos ONU


Barack Obama

Barack Obama Foto: Mike Segar/Reuters

Os Estados Unidos devem receber de 5 mil a 8 mil refugiados sírios no ano que vem, informou o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby. Ele disse que este ano já são esperados de mil a 2 mil refugiados, que serão recebidos após análise de cerca de 15 mil registros referenciados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Por causa da guerra enfrentada pela Síria, 4 milhões de pessoas abandonaram o território. John Kirby informou que os registros dos 15 mil sírios que deixaram o país estão cadastrados pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur).

No ano passado, eram 9 mil registros referendados pelo Acnur. A maioria dos refugiados vive em condições de miséria, em regiões fronteiriças, e há constantes casos de tentativa de migração para a Europa por via marítima.

A possibilidade de migração de sírios para os Estados Unidos vem sendo discutida pelo Departamento de Estado, e o tema faz parte de uma agenda do governo norte-americano com o governo da Turquia, país que abriga atualmente a maior parte dos refugiados sírios por causa da fronteira terrestre.

De acordo com o governo turco, há mais de 1 milhão de sírios no país. O fluxo começou há três anos devido aos enfrentamentos entre o governo do presidente Bashar Al Assad e insurgentes, além da ação do grupo extremista Estado Islâmico em algumas regiões do país.

O acordo em estudo busca solucionar a questão na fronteira, com a colaboração dos dois países – os Estados Unidos e a Turquia – para receber os refugiados.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: