Estado pagará parcelas restantes do Garantia-Safra em 15 dias

Um total de 120.938 agricultores estão sendo beneficiados com o projeto no estado.


O Governo do Estado do Piauí confirmou o pagamento das duas parcelas restantes do programa Garantia-Safra dentro de 15 dias, logo após o pagamento da folha salarial. De acordo com a superintendente da Agricultura Familiar da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Patrícia Vasconcelos, já foi realizado o pagamento de três parcelas e, no prazo de duas semanas, será realizado o pagamento das parcelas restantes do programa.

O seguro consiste em aportes financeiros no valor de R$ 850 para os agricultores cadastrados no programa que comprovem a perda de, no mínimo, 50% da produção. O valor do seguro é composto por percentuais dos agricultores (2%), Prefeitura Municipal (6%), Governo do Estado (12%) e governo federal (40%), onde é realizado o depósito em compensação às perdas na agricultura.

Segundo Patrícia Vasconcelos, essa colaboração garante que agricultores com perda da produção recebam o valor disponibilizado dividido em cinco parcelas. “Atualmente, o Piauí possui 169 municípios que fizeram a adesão do projeto, 110 já estão com as parcelas quitadas pelo Governo do Estado, e 59 municípios estão em processo de pagamento das parcelas. Um total de 120.938 agricultores estão sendo beneficiados com o projeto”, destaca a superintendente.

O Garantia-Safra é um programa criado pela lei 10.420 de 10 de abril de 2002, que tem como objetivo garantir condições de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos à perda de safra em razão de seca ou excesso de chuvas, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e executado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR). 

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: