Estado Islâmico assume autoria do atentado contra xiitas em Cabul

O comunicado do grupo radiacal critica com dureza a minoria xiita e falecido líder, a quem classifica de "falso ídolo"


Foto

Foto Foto: Reprodução

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu, nesta sexta-feira (8), a autoria do ataque suicida contra a minoria xiita Hazara ocorrido no oeste de Cabul (Afeganistão), e que causou a morte de pelo menos 10 pessoas e feriu outras 18.

Em comunicado divulgado pelo Telegram, cuja autenticidade não pôde ser verificada, o EI afirmou que "o irmão mártir Uzman al Jarasani se dirigiu com seu colete explosivo para um grupo de infiéis (xiitas) perto de Huseiniya".

O ataque ocorreu por volta das 11h (horário local, 3h30 de Brasília), nas proximidades de uma esplanada onde membros da Hazara lembravam o aniversário de morte do líder dessa comunidade xiita, Abdul Ali Mazari.

O comunicado do EI critica com dureza a minoria xiita e falecido líder, a quem classifica de "falso ídolo".

O porta-voz do Ministério da Saúde afegão, Wahidullah Majroh, indicou à EFE que até agora quatro hospitais da capital receberam os corpos de nove pessoas, além de 18 feridos.

"O suicida queria atacar a concentração, mas foi identificado pela polícia a cerca de 80 metros do local e então detonou seu colete", explicou à Efe Basir Mujahid, porta-voz da Polícia de Cabul.

Na concentração havia milhares de pessoas, incluindo representantes políticos, membros do Parlamento e do governo para comemorar o assassinato pelas mãos dos talibãs em 1995 de Mazari, fundador do partido hazara Hezbi Wahdat.

Os membros desta minoria xiita são frequentes alvos dos ataques de grupos insurgentes como os talibãs e o Estado Islâmico no Afeganistão.

Em julho de 2016, um ataque suicida do EI contra um protesto de hazaras em Cabul causou a morte de mais de 80 pessoas e ferimentos em outras 230.

Fonte: Agencia Brasil

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: