Olhe Direito!

Olhe Direito!

Estado e DPU planejam Núcleo de Saúde e Serviço Social

Quarta - 04/05/2016 às 13:05



Foto: Cristal Sá Secretário Merlong Solano discute com os defensores Rômulo Plácido e Benoni Moreira os detalhes do Termo de Cooperação.
Secretário Merlong Solano discute com os defensores Rômulo Plácido e Benoni Moreira os detalhes do Termo de Cooperação.
O Governo do Estado e a Defensoria Pública da União no Piauí devem assinar, nos próximos dias, Termo de Cooperação para oferecer assistência jurídica a pessoas carentes em situações específicas e viabilizar tratamento a pacientes com dificuldade para acessar a rede pública de saúde. Com essa finalidade, será criado o Núcleo de Saúde e Serviço Social, cujo atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e em regime de plantão.

O núcleo funcionará no edifício-sede da Defensoria, situado na Rua Rio Grande do Sul, nº 580, Ilhotas. O serviço de assistência jurídica será destinado a pessoas que tenham sido encaminhadas pela Secretaria de Estado da Assistência Social em casos nos quais o INSS tenha indeferido Benefício de Prestação Continuada e casos relativos à exclusão de registro no Cadastro Nacional de Mutuários (Cadmut).

O secretário de Estado do Governo, Merlong Solano, acertou os detalhes da parceria em reunião com os defensores públicos federais Rômulo Plácido e Benoni Moreira. “O objetivo é promover o intercâmbio de informações e ações para garantir mais efetividade às políticas públicas de saúde e assistência social executadas no Piauí. E, além disso, contribuir para reduzir a judicialização de situações que podem ser resolvidas de forma mais rápida e sem transtornos para o beneficiário”, destaca Merlong.

O espaço físico será cedido pela Defensoria, bem como infraestrutura para atendimento ao público e equipe formada por assistente social, médico, servidores e estagiários. O Governo do Estado deverá ceder assistente social e dois servidores, além de fomentar o diálogo entre os órgãos públicos estaduais e a Defensoria.

A celebração do termo não implica em novos gastos aos entes envolvidos, cabendo a cada um pagar apenas a equipe técnica designada e custeio da manutenção de equipamentos. A cooperação terá vigência de 12 meses, que serão prorrogados automaticamente por mais 60 meses se nenhuma das partes se manifestar em sentido contrário.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: