Estado destaca avanços da saúde no interior do Piauí

O governo investiu na descentralização dos procedimentos em alta complexidade


Hospital Regional Justino Luz

Hospital Regional Justino Luz Foto: Cidades na Net

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) participou de audiência pública na Assembleia Legislativa do Piauí, nessa quarta-feira (26), na sala da Comissão de Constituição e Justiça. O superintendente de Assistência à Saúde da Seaou, cel. Gerardo Rebelo, e equipe técnica da Saúde esclareceram pontos levantados durante o debate.

Foram demostrados os avanços dos hospitais estaduais e regionais do interior do estado, apontando a ampliação na oferta de serviços, possibilitada pelo processo de descentralização da Saúde, tanto na atenção básica como em média e alta complexidade, promovido pelo Governo do Estado. 

Foi explanado que os recursos destinados aos hospitais de referência de cada macrorregião são distribuídos de acordo com perfil de cada um, levando em conta a complexidade dos procedimentos ofertados no local, quantidade de municípios e população que atende.

“Além disso, estamos definindo as diretrizes que irão fortalecer a atenção primária de saúde, cobrando cada vez mais dos municípios as prestações de conta e execução das ações”, disse o superintendente. 

A rede hospitalar pública do Piauí é dotada de profissionais especializados e estrutura adequada para dar o suporte necessário na realização de procedimentos em alta complexidade. No entanto, alguns tratamentos são tão específicos que poucos estabelecimentos de saúde do país oferecem a assistência, como é o caso da cardiopatia congênita, uma má-formação na estrutura do coração. A Saúde já convocou cardiologistas especialistas para discutir sobre as ações e estruturação necessárias no Piauí para a oferta do tratamento para cardiopatas.

Picos

Além disso, foi anunciada a entrega de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Hospital Regional Justino Luz, e ainda a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Picos. 

“Os últimos serviços estão sendo feitos, no que diz respeito à implantação da rede de gases, inclusive a manutenção do tomógrafo, que estará concluída até o fim do mês de abril, o que nos dará as condições, para, no início de maio, colocar o serviço de UTI em funcionamento”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

Com o novo serviço de pronto atendimento, o Hospital Justino Luz vai fazer a retaguarda. Os casos de urgência e emergência, os clínicos, tanto adulto como pediátrico, vão direto para atendimento na UPA. Somente aqueles casos politraumatizados, grandes traumas, serão realizados no Hospital Justino Luz. “Esse atendimento será na área de ortopedia, onde vamos manter toda uma equipe de profissionais na retaguarda no Justino Luz, mas os casos, principalmente, emergência clínica, vão ser atendidos na UPA”, explica o gestor.

O novo perfil de saúde para a região vai diminuir a pressão no hospital, diminuindo significativamente o volume da urgência do Justino Luz, proporcionando a função finalística dele, que é de fazer internação, atendimento cirúrgico e de realização de parto.

Participação

Participaram da audiência representantes do Ministério Público, Sindicato dos Servidores de Saúde, Sindicato dos Médicos, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Enfermagem, Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social do Estado do Piauí, Conselho Tutelar do Direito da Criança e do Adolescente, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, OAB – PI,  Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Piauí, Associação dos Pequenos Corações e Conselho Estadual de Saúde.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: