Geral

Estação de água e esgoto fomenta o turismo do litoral

Parnaíba Esgoto Água Piauí Wilson Martins

Segunda - 04/11/2013 às 17:11



Foto: Reprodução Estação de Tratamento
Estação de Tratamento
A cidade de Parnaíba passa a ter um dos sistemas de tratamento de esgoto mais eficiente do Nordeste. A ETE recebeu investimentos de R$33,6 milhões provenientes do PAC, Prodetur e Tesouro Estadual. Em funcionamento, a cidade passa a ter cobertura de mais de 60% da área urbana. A Estação de Tratamento de Esgoto construída em Parnaíba tem 114.109 metros de rede coletora, nove estações elevatórias e três lagoas de estabilização. A obra beneficia mais de 58 mil pessoas.

“Este é um dos principais agentes de desenvolvimento de qualquer cidade, estimula diretamente o turismo, dá condições para que pousadas e hotéis se instalem em um local com as condições adequadas, Parnaíba tem agora uma das maiores cobertura de esgotamento sanitário”, explicou o governador Wilson Martins.

A melhoria da Estação de Tratamento de água também terá papel fundamental na fomentação do turismo do Piauí, a ampliação da ETA em cerca de 150% será responsável pelo abastecimento da Adutora do Litoral, que vai levar água a todos os municípios do litoral piauiense. “A Adutora do Litoral será fundamental para o desenvolvimento da rede hoteleira e do turismo na região litorânea, não existe turismo sem infraestrutura e isso o governador tem oferecido com esse pacote de obras no litoral do Piauí”, afirmou José Icemar Lavor Neri, o Nerinho.

A primeira etapa da adutora compreenderá os limites de Parnaíba e Luís Correia e dos municípios circunvizinhos. Após a conclusão, a adutora atenderá todas as cidades do litoral até Cajueiro da Praia. A obra será executada através da Agespisa, onde será destinado cerca de R$28 milhões para a ampliação do sistema produtor de captação direta do Rio Parnaíba, compostos por elevatórias e tubulação e adução de água tratada em uma rede de oito quilômetros. Os recursos são provenientes do Tesouro Estadual, financiados através de empréstimos do FGTS via Caixa Econômica, e PAC.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: