Esportes

LUTO

Zagallo morre no Rio aos 92 anos; Brasil perde um de seus maiores ídolos

Morte foi anunciada numa rede social do tetracampeão; causa da morte não foi revelada

Da Redação

Sábado - 06/01/2024 às 01:15



Foto: Redes sociais Zagallo é um exemplo dedicação ao futebol
Zagallo é um exemplo dedicação ao futebol

O futebol brasileiro e mundial estão de luto. Morreu, aos 92 anos, Mário Jorge Lobo Zagallo. Um dos maiores nomes da história do futebol viu o apito final de sua vida ser dado hoje. O anúncio foi feito no perfil de uma rede social do tetracampeão. A causa da morte não foi divulgada.

Zagallo ganhou o mundo com o futebol — seja dentro de campo ou fora dele. O Velho Lobo é, até hoje, o maior vencedor de Copas do Mundo, com dois títulos como jogador, um como treinador e um como coordenador técnico.

Além das quatro façanhas, ele treinou o Brasil nas edições de 1974 e 1998 e fez parte da comissão técnica no mundial de 2006, ao lado do também multicampeão Carlos Alberto Parreira.

O 13 e a carreira vitoriosa 

O número 13 marcar vários momentos de Zagallo: o nome "Roberto Baggio", italiano que chutou para fora e garantiu o tetra, tem 13 letras, assim como "Brasil campeão" e "Argentina vice", como ele mesmo brincou nos anos 2000.

As frases do multicampeão também ganharam o mundo. A mais famosa delas certamente é a célebre "Vocês vão ter que me engolir", proferida aos gritos após a conquista brasileira da Copa América de 1997 — o momento de êxtase foi, na verdade, um desabafo por toda pressão que vinha sofrendo no cargo de treinador.

A vitoriosa carreira rendeu a Zagallo a mais alta honraria da Fifa: o prêmio de Ordem de Mérito da entidade, concedido em 1992. O brasileiro, aliás, tornou-se o primeiro esportista da história a receber a condecoração.

Zagallo deixa quatro filhos, além de netos, bisnetos e uma legião de brasileiros que tornaram-se fãs do esporte que tem o alagoano-carioca como exemplo.

Nota de pesar anunciou a morte de Zagallo 

Fonte: Agências

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: