Esportes

Rússia é banida dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro

Motivo é o escândalo de doping patrocinado pelo governo do país

Domingo - 07/08/2016 às 16:08



Foto: David J. Phillip/AP Bandeira da Rússia durante os Jogos de Inverno em Sochi
Bandeira da Rússia durante os Jogos de Inverno em Sochi

A equipe paraolímpica da Rússia não deve competir na Paraolimpíada do Rio de Janeiro, que começa no dia 7 de setembro. O presidente do IPC (Comitê Paraolímpico Internacional, na sigla em inglês), Philip Carven, anunciou neste domingo (7) que a delegação do país está banida dos Jogos Paraolímpicos de 2016 após o país envolver-se num escândalo mundial de doping. A Rússia pode recorrer.

Carven concedeu uma entrevista coletiva no início desta tarde, no Rio de Janeiro. Segundo ele, a decisão de tirar a Rússia da Paraolimpíada está baseada no relatório McLaren da Wada (Agência Mundial de Controle de Dopagem, na sigla em inglês), divulgado em julho.

O documento aponta que atletas olímpicos e paraolímpicos da Rússia se doparam para competir com apoio do Ministério do Esporte russo. Os atletas e equipes de laboratórios antidoping trocaram amostras colhidas para possibilitar que os esportistas não fossem pegos em exames.

Segundo Carven, depois da divulgação do relatório, o IPC iniciou uma investigação própria. Ouviu membros do Comitê Paraolímpico Russo e resolveu suspender a entidade por tempo indeterminado. A Rússia, assim, não poderá participar competições paraolímpica, incluindo as da Rio-2016, e ainda perde sua representatividade no IPC.

"O sistema de controle de dopagem russo está quebrado, é corrupto e, por isso, está completamente comprometido", disse Carven. "A Rússia não tem condições de cumprir obrigações de controle de dopagem e, por isso, o comitê russo está suspenso. Os paratletas russos não poderão participar de competições, inclusive a Rio-2016."

Segundo Carven, muitos casos de doping durante a Paraolímpiada de Sochi, em 2014, foram descobertos agora. O presidente do IPC, logo após o evento, havia dito que essa Paraolimpíada havia sido a melhor da história. "Essa opinião terá que ser revista", disse.

Fonte: Uol

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: