Esportes

ESPORTES

Piauiense é convocado para o Pan-Americano de Karate, no Chile

Saulo Macêdo foi vice campeão brasileiro da sua categoria e precisa de ajuda para viajar e representar o Brasil no Chile

Da Redação

Segunda - 08/07/2024 às 17:47



Foto: Arquivo pessoal Saulo Macêdo é talento piauiense no karate
Saulo Macêdo é talento piauiense no karate

O atleta piauiense João Saulo de Oliveira Macêdo, vice campeão brasileiro de Karate-do Goju-Kai, foi convocado para participar do Pan-Americano de 2024 que acontece em novembro, no Chile. A convocação partiu da Assossiação International Karate-do Goju kai -IKGA, no Brasil, com sede no Rio de Janeiro.

Saulo Macêdo, de 16 anos, representou o Piauí no Campeonato Brasileiro de Karatê Goju-Kai, em Santana de Parnaíba (SP), de onde saiu com uma medalha de prata na categoria 74 e agora segue para mais uma etapa em nível internacional.

Com o talento precoce, João Saulo, já ganha medalhas desde cedo, tendo o pai como treinador. Aos três anos ele iniciou no karatê e aos 12 conquistou seu primeiro título em um campeonato estadual. Ele começou aos poucos e com a dedicação foi se aprimorando até conquistar a faixa preta. O pai, Valderi Cardoso de Macêdo Júnior, trabalhava como professor de karate em projetos sociais e foi assim que Saulo se aproximou dos tatames.

Saulo Macêdo está sempre acompanhado do pai e treinador

"Aos três anos ele ficava socando, chutando em casa, aí eu percebi que ele tinha interesse em treinar karatê. Como toda criança ele só treinava entre 15 e 20 minutos nos primeiros anos. Com o tempo ele pegou gosto e decidiu levar mais a sério", diz o pai de Saulo.

Amante de matemática, João cursa Administração no Instituto Federal do Piauí, local em que também se dedica a outros esportes como o basquete. Com uma percepção aguçada e movimentos deslizantes o estudante consegue não somente a firmeza exigida no karate como saltos e arremessos certeiros no vôlei.

O professor de Educação física da escola, Nato Barbosa, o conheceu em 2022 e desde então ficou impressionado com habilidades do garoto, que ele chama de "riqueza motora diferenciada".

"As habilidades do Saulo são bem diferenciadas. Na realidade eu conheci ele aqui na aula de Educação Física, no primeiro ano, em 2022. Saulo apareceu aqui com essas características de riqueza motora diferenciadas. Aí eu fui conversar com ele e percebi que no histórico dele tem uma larga experiência com o esporte", conta o professor.

Para Saulo, o karate é bem mais que um mero esporte, é uma terapia. "Essa arte para mim tira a ansiedade das pessoas. Ela melhora meu dia. É algo que me relaxa muito", disse Barbosa.

Pan Americano 

O sucesso no 40º Campeonato Brasileiro da IKGA 2024, que aconteceu em São Paulo, levou Saulo à convocação para participar do Pan-Americano, a ser realizado em Santiago, no Chile, entre 20 de outubro e 5 de novembro. 

"A ida envolve uma parada em Osasco, São Paulo, para o treinamento técnico para avaliação e padronização das técnicas da IKGA. De Teresina à Osasco, as passagens já estão garantidas, entretanto, o estudante não dispõe de recursos suficientes para chegar até o Chile", explica o treinador.

"O João Saulo foi chamado para o Pan-Americano. Convocado aí. Ele está aqui no Brasileiro e agora estão chamando ele para participar do Pan-Americano. Até que para viajar para São Paulo nós temos o patrocínio e ele não vai pagar nada. Mas para ir de lá para o Chile ainda não temos as passagens. A gente vai ver como é que fica de São Paulo para lá. Ele tem que chegar dias antes para poder viajar com a equipe de Osasco, por conta da questão da confiança que já está bem encaminhado", disse.

Por conta disso a família decidiu iniciar uma campanha de doações para ajudar Saulo à chegar e se manter no Chile durante os dias de campeonato. As despesas incluem não somente o trajeto, como hospedagem e alimentação. O pai conta que havia a esperança de indicação, mas ninguém imaginou que viria tão cedo.

"Fomos pegos de surpresa, ninguém imaginava que seria hoje a convocação, já que é só em outubro o campeonato, por isso a gente ainda iria começar a divulgar essa campanha de um jeito mais organizado com banner, mas acabou que não deu tempo porque formos pegos de surpresa. E aí vai ter de arcar com os custos lá. Ele vai de ônibus pro Chile e são dois dias de viagem. Vai ficar com o pessoal brasileiro lá, porque como é um país estrangeiro, a gente não conhece. E estamos arrecadando, as doações podem ser feitas pelo chave PIX do Saulo mesmo", explica.

Doações 

Aqueles que desejam ajudar Saulo a chegar ao Chile podem fazer doações de qualquer valor através da seguinte chave pix: 86999466899 - João Saulo de Oliveira Macêdo
Banco Inter

Confira a lista dos convocados

Of. IKGA 005-2024- CONVOCAÇÃO PAN-AMERICANO CHILE.docx

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: