Esportes

FUTEBOL

Copa do Nordeste 2024 – favoritos, potenciais surpresas e mais

sempre difícil falar sobre favoritos na Copa do Nordeste, porque é uma competição muito disputada

Da redação

Terça - 09/01/2024 às 15:41



Foto: Wikimedia Commons Copa
Copa

Início de temporada no futebol brasileiro, e um dos primeiros compromissos dos times profissionais é a Copa do Nordeste, torneio que em 2024 chega à sua 20ª edição e ganha cada vez mais importância no calendário dos clubes.

Enquanto a garotada joga na Copa São Paulo e os gigantes revelam ali novos talentos, os clubes nordestinos disputam entre si a charmosa “Lampions League”, ao mesmo tempo em que ajustam o calendário para os estaduais.

Mas o que esperar desse torneio tão gostoso de acompanhar, mas que só vai deixar uma torcida de 32 iniciais contente? É o que vamos analisar. Se quiser, faça sua aposta esportiva online na Copa do Nordeste também, o que por certo vai aumentar a emoção de acompanhar o torneio.

Favoritos

É sempre difícil falar sobre favoritos na Copa do Nordeste, porque é uma competição muito disputada e, nos últimos 10 anos, não tivemos nenhum bicampeonato real. Ainda assim, algumas equipes se destacam, sendo elas:

Fortaleza: o Leão do Pici venceu a edição de 2022 do torneio e, tão importante quanto, foi a equipe do Nordeste mais bem colocada em todo o Brasil – 10º lugar no Brasileirão 2023. Além disso, é o atual campeão cearense, e por isso o favoritismo é inegável.

Ceará: Assim como seu arquirrival Fortaleza, o Ceará também chega forte para a Copa do Nordeste 2024, especialmente porque é o time que está defendendo o título. A temporada na Série B 2023 foi decepcionante, mas o Vovô está, sim, na disputa.

Bahia: embora tenha quase caído para a Série B depois do Brasileirão 2023, o Bahia se reforçou bem para a temporada, e sabemos que o jogador certo pode fazer a diferença. O Tricolor de Aço está mais confiante especialmente agora, com a chegada de Everton Ribeiro, vindo do Flamengo.

Sport: É certo que a temporada do Sport terminou com um sabor amargo, já que o time não conseguiu o acesso à Série A, mas o Leão do Recife ainda é uma equipe forte e, considerando que foi finalista no ano passado, não deve ser descartada agora.

Vitória: Por fim, impossível não falar do Vitória, grande campeão da Série B de 2023 e equipe que chega mais embalada para a CdN 2024, talvez. O Leão da Barra é um time a ser temido, sim, e tem ambições tanto no Campeonato Baiano quanto na Copa do Nordeste, para começar bem a temporada de retorno à elite.

Potenciais surpresas

Embora seja assunto nebuloso, é válido ao menos citar times que podem surpreender na Copa do Nordeste, e ficar de olho no desempenho deles. Entre as equipes que correm por fora, citamos:

  • América-RN: Embora tenha ido mal na Série C de 2023, o time do Rio Grande do Norte se reforçou para a nova temporada.
  • CRB: O Galo da Praia chegou a flertar com briga por acesso na Série B 2023, mas perdeu fôlego. Ainda assim, é uma equipe a ser respeitada na Copa do Nordeste, e pode ir longe.
  • Náutico: o Timbu não vive bom momento, mas nunca deve ser subestimado, ainda mais quando jogar em casa.

Primeiras decepções

Impossível falar da Copa do Nordeste 2024 sem citar os times que, logo na primeira rodada eliminatória, já deixaram a desejar, caindo fora depois de apenas um jogo.

CSA: O gigante alagoano deu vexame diante da sua torcida em pleno Rei Pelé. Depois de sair na frente, o Azulão tomou o empate do Iguatu nos acréscimos, e viu o time cearense da Série D vencer nos pênaltis.

Sampaio Corrêa: Não bastasse a tristeza de terminar 2023 rebaixado para a Série C do Brasileirão, o Sampaio Corrêa começou 2024 com o pé esquerdo também, sendo eliminado na primeira rodada da Copa do Nordeste em pleno Castelão da São Luiz pelo humilde Potiguar, nos pênaltis.

Santa Cruz: para fechar as decepções da primeira rodada, impossível não citar o tradicional Santa Cruz, que levou abriu 2x0 no Altos, mas levou o empate e, depois de uma longa disputa de pênaltis de 21 cobranças, perdeu por 11x10 e deu adeus prematuramente ao torneio do qual foi campeão em 2016.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: