Esportes

EVENTO

Bikes: Saiba quem foram os 14 campeões do Rally Cerapió 2022

Participantes de todos os cantos do país encararam os circuitos pela Rota das Emoções

Da redação

Segunda - 31/01/2022 às 15:00



Foto: Divulgação Rally
Rally

Para as bikes, o Rally Cerapió 2022 finalizou com 14 campeões de sete diferentes estados brasileiros. A prova foi do tipo MTB Cross-Country XCS, ou seja, várias etapas de maratonas (XCM). Os amantes dessa modalidade se desafiaram para conseguir a vitória no circuito Rota das Emoções. A edição de 35 anos contou com representantes de Minas Gerais, Piauí, Maranhão, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Ceará, que se consagraram como campeões.
 

Rally Cerapió 2022 tem campeões de oito estados nas motos

Rally Cerapió 2022 abre disputa para as motos com serra e areia

Rota das Emoções será explorada por participantes de todo o Brasil durante o Rally Cerapió


O último dia da 35ª edição do Rally, que seria na sexta-feira (28/1) em Barreirinhas (MA), foi cancelado devido ao falecimento do piloto de moto Daniel Santos, que participava da competição. Com isso, a somatória das trilhas percorridas pelos atletas foi de 230 quilômetros, em três dias de competição nas cidades de Caucaia (CE), Jijoca de Jericoacoara (CE), Ubajara (CE) e Parnaíba (PI).
 
Na categoria que larga na frente e uma das mais concorridas, a Elite, o mineiro Rodrigo Silva, Audax Racing Team, conquistou o troféu P1 na sua primeira vinda ao nordeste e no Cerapió. "Primeira vez no rally e gostei demais da região. As trilhas aqui são lindas e graças a deus fiz uma boa participação durante esses três dias e saí como campeão da minha categoria", diz.
 
Com 29 anos, o piauiense Aloisio Ernesto foi campeão Sub 30. "A prova foi muito boa, tentei ficar sempre nos pelotões da frente e tive um ótimo resultado na minha categoria ficando como campeão. Estou muito feliz pela conquista e vou continuar treinando para as próximas edições", conta.
 
Com 8 horas e 27 minutos de tempo acumulado, na categoria Master A1, o maranhense Ronildo Santos, de 31 anos, fechou como campeão da categoria. Ainda na Master, o tricampeão do Cerapió/Piocerá, Daniel Zóia da Audax Racing Team, fechou os três dias de rally em segundo lugar geral e, mais uma vez, campeão. "Foram provas bastante agitadas e sai com a vitória na categoria Master A2. Fiquei muito satisfeito com o resultado. Na classificação geral, saí como segundo com o melhor tempo, atrás apenas do Rodrigo da categoria Elite, meu companheiro de equipe. Estou muito animado para essa temporada que se inicia. A equipe Audax está bastante empenhada", ressalta.
 
Na Master B1 e B2, os piauienses lideraram. Hugo Charles fechou a B1 com tempo acumulado de 7 horas e 41 minutos e Lindomar Ferreira na B2 com tempo de 7 horas e 44 minutos. Pela primeira vez, o atleta Hugo Charles foi para o Cerapió e elogiou a organização. "O rally foi excelente na questão da organização, as provas estavam muito boas, bem definidas e bem marcadas. É o primeiro ano que eu venho, vim pra ganhar experiência e estou muito feliz por estar saindo com a vitória", diz. Já Lindomar Ferreira, campeão por dez vezes do Cerapió/Piocerá, correu nesta edição na categoria B2 e levou o troféu para casa. "O clima foi gostoso como sempre. Fui campeão no ano passado na B1 e neste agora na B2. Fico muito feliz por trazer esse resultado para o Piauí. O Zenardo, diretor de provas de Bikes, está de parabéns pelos percursos", afirma.
 
O pernambucano, José Osmário, campeão da Master C1, contou sobre a preparação para a 35 edição do Rally Cerapió na Rota das Emoções. "Foi uma prova muito difícil, me preparei seis meses antes para chegar nesse rally. Meus concorrentes foram muito fortes e parabenizo a todos. Agora para 2023 vou continuar me preparando, isso porque o Piocerá é uma prova muito difícil. Parabéns a toda a organização por essa edição de 35 anos que foi maravilhosa", destaca.  Na Master C2, o baiano Edmilson Silva levou o troféu de primeiro lugar para a cidade de Serrinha, com tempo acumulado nos três dias de 9 horas e 30 minutos.
 
Já na Master D, um veterano do Cerapió ganhou na categoria, Francisco Oliveira, da Audax Store Team, fechou com 9 horas e 28 minutos de tempo acumulado. "Mais um troféu que é fruto de muito treino e dedicação. Estou muito feliz por ter concluído essa edição e eu ofereço esse troféu a todos do Piauí e a equipe Audax", friza.
 
As mulheres representaram 14% do público na edição do Cerapió na Rota das Emoções. Na categoria Elite, a mineira Karen Olímpio, da Audax Racing Team, garantiu o troféu de campeã pela quarta vez. "Estou muito feliz por estar mais um ano presente no Cerapió e ter conseguido me divertir bastante nas trilhas com os outros atletas. Quero parabenizar a todos que participaram na prova. Com fé em Deus vamos estar aqui no próximo ano", diz. Karen segue na preparação para várias provas para o ranking mundial, já que o objetivo é conseguir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
 
Na Master Feminina, pela primeira vez no rally, a maranhense Sabina Fraga conquistou o seu primeiro troféu de campeã na edição de 35 anos. "Foi um misto de emoções no meu primeiro Rally Cerapió e muita adrenalina. Uma experiência que vai ficar na minha história, porque foi um momento único. Meu coração está feliz por mais essa conquista, que é um sonho que eu tinha há bastante tempo e consegui realizar", comenta.
 
Muito mais que um Rally, o Cerapió também é inclusivo. Na categoria PNE, o sergipano Paulinho Santana, da Audax Store Team ,veio pela segunda vez e nessa edição completou todas as etapas da prova. "Segundo ano aqui e deu tudo certo. Fiz uma prova boa e, no fim, saí como campeão na categoria PNE. Agora é descansar e pensar nas próximas provas", completa.
 
Na categoria Dupla Masculina, os atletas Diego Correia e Genaldo Alves foram os campeões. Com 13 duplas inscritas, a concorrência estava alta na categoria. Com tempo acumulado de 8 horas e 18 minutos, eles levaram para o Ceará o troféu de primeiro lugar. Já nas Duplas Mistas, Mistica Suziane e Luiz Milenes, também cearenses, fecharam como campeões a 35ª edição do Rally com 10 horas e 9 minutos.

O Rally Cerapió 2022 tem patrocínio do Ministério do Turismo Monster, Governo do Estado do Maranhão/Sedel, Governo do Estado do Piauí/CCOM, Governo do Estado do Ceará/Setur; copatrocínio do Consórcio Honda, Goodyear e Sebrae. O evento conta também com apoio da Reron, Prefeitura de Caucaia (CE), Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara (CE), Prefeitura de Barreirinhas (MA) e colaboração da Água Limpa, Audax, Sesc, ITTNET, Prefeitura de Ubajara (CE), Prefeitura de Parnaíba (PI) e Prefeitura de Paulino Neves (MA). A supervisão é das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.

Texto: Lalesca Setúbal

Confira o resultado do Rally Cerapió 2022:
 
RESULTADO FINAL
 
CATEGORIA ELITE MASCULINO

1º - RODRIGO SILVA ROSA (407) – ITAÚNA (MG)
2º - DEYVISON VALE CARNEIRO (403) – PAULINO NEVES (MA)
3º - WESLEY CONCEICAO DE SOUSA (401) – TUTÓIA (MA)
4º - JOSÉ LUCAS BEZERRA DA SILVA (404) – FORTALEZA (CE)
5º - BISMARK DE PAIVA GOMES (402) - IPU (CE)
 
CATEGORIA ELITE FEMININA
1º - KAREN FERNANDES OLÍMPIO (507) – TIRADENTES (MG)
2º - MARIA DANIELE MONTEIRO FURTADO (508) – TIANGUÁ (CE)
3º - JANICE FARIAS E SILVA (511) – FORTALEZA (CE)
4º - JOSEFA ANDRÉIA MEDEIROS DE ARAUJO (510) – PARNAMIRIM (RN)
5º - KARLA JAMMYLLE SANTOS FERREIRA MATIAS (514) – OURICURI (PE)
 
CATEGORIA MASTER FEMININO
1º - SABINA FRAGA DA SILVA PASSOS VIANA (519) – CAXIAS (MA)
2º - ITACIARA DE SOUZA ALVES (515) – NATAL (RN)
3º - ELISANGELA BISPO RODRIGUES VIAN (516) – FRECHEIRINHA (CE)
4º - AMANDA CONRADO PEREIRA (518) – MARANGUAPE (CE)
5º - LEILA SILVA SOUSA NASCIMENTO (517) – TERESINA (PI)
 
CATEGORIA SUB-30
1º - ALOISIO ERNESTO DE ANDRADE DA COSTA (416) – TERESINA (PI)
2º - SARDES MARQUES DA SILVA (414) – TUTÓIA (MA)
3º - LUCAS FERREIRA COSTA (413) – MARANGUAPE (CE)
4º - DAYVISON MORAIS LIMA (411) – FORTALEZA (CE)
5º – ANDRÉ HUMBERTO RUCK DE MEIROZ GRILO (412) - PARNAMIRIM (RN)
 
CATEGORIA MASTER A1
1º - RONILDO SANTOS MARINHO (423) - SÃO JOÃO DO PARAÍSO (MA)
2º - FRANCISCO JOSE (421) - AQUIRAZ (CE)
3º - FAGNER DA SILVA OLIVEIRA (419) - CAMOCIM (CE)
4º - BRUNO LIMA BEZERRA (422) – TERESINA (PI)
 
CATEGORIA MASTER A2
1º - DANIEL ZÓIA (435) - JUIZ DE FORA (MG)
2º - MARCIO ROUVIER DOS SANTOS (428) – CAMOCIM (CE)
3º - GERALDO ALVES DE FARIAS JUNIOR (432) - FORTALEZA (CE)
4º - FERNANDO MATTAR VILELA (430) - VILA VELHA (ES)
5º - RENATO ALVES GOMES ROCHA (433) – FORTALEZA (CE)
 
CATEGORIA MASTER B1
1º - HUGO CHARLES MACEDO (454) - PADRE MARCOS (PI)
2º - MARCELINO DE MIRANDA PINTO (440) – FORTALEZA (CE)
3º - EMERSOM GERSOM SILVA SERRA (444) - SÃO LUIS (MA)
4º - ROMILDO MONTEIRO MAIA (452) – CAMOCIM (CE)
5º - KURT EDUARD COR GOETSCHALCKX (447) - SÃO GONÇALO DO AMARANTE (CE)

CATEGORIA MASTER B2
1º - LINDOMAR FERREIRA DOS SANTOS (465) – ALTOS (PI)
2º – CARLOS IVAN DOS SANTOS LIMA (469) – NATAL (RN)
3º – FRANCISCO RUBENS CARDOSO MESQUITA (473) – CAXIAS (MA)
4º - BRUNO MARCELO BORGES BARBOSA (466) – LUANDA
5º - VENICIO BERNARDINO GONÇALVES (462) – CAMOCIM (CE)
 
CATEGORIA MASTER C1
1º - FRANCISCO OSMARIO PERREIRA ALVES FEITOSA (495) – TRINDADE (PE)
2º - JOSE ADECIO CASSIMIRO NOGUEIRA (480) – TERESINA (PI)
3º - PAULO MARCELO OLIVEIRA (478) – FORTALEZA (CE)
4º - ARI SILVA DOS SANTOS (484) - CAMPINA GRANDE (PB)
5º - PEDRO AUGUSTO FERNANDES DE MEDEIROS (481) – NATAL (RN)
 
CATEGORIA MASTER C2
1º – EDMILSON SILVA RIBEIRO (494) – SERRINHA (BA)
2º - EDVALDO SANTOS E SILVA (492) – TERESINA (PI)
3º - PEDRO ANGELO BASTOS DE OLIVEIRA LESSA (491) - FORTALEZA (CE)
4º – LUCIDIO QUEIROZ (493) – FORTALEZA (CE)
5º - PAULO CESAR FERREIRA DA SILVA (487) – CAXIAS (MA)
 
CATEGORIA MASTER D
1º – ANTÔNIO FRANCISCO DE OLIVEIRA (500) – TERESINA (PI)
2º - JEAN-FRANCOIS THEVOZ (503) - CAUCAIA (CE)
3º - VALDIVIO NUNES MESSIAS (502) - CAMPINA GRANDE (PB)
4º - CESARIO FERREIRA DUARTE NETO (505) - JABOATÃO DOS GUARARAPES (PE)
 
CATEGORIA PNE
1º – PAULO SANTANA DOS SANTOS (524) - ARACAJU (SE)
 
CATEGORIA DUPLA MASCULINO

1º – DIEGO CORREIRA (5522) / GENALDO ALVES (5521) – SÃO BENEDITO (CE)
2º – JAN MATHEUS DOS SANTOS BANDEIRA (5632) / CHARLES FERNANDO MAIA DE OLIVEIRA (5631) – LIMOEIRO DO NORTE
(CE)
3º - ANTONIO RAFAEL SOUSA DE OLIVEIRA (5601) / RENATO SOUSA DE OLIVEIRA (5602) – FORTALEZA (CE)
4º - FRANCISCO RODRIGUES FILHO (5611) / WAGNER COMODORO (5612) – EUSEBIO (CE)
5º - DANILO RODRIGUES FARIAS (5672) / FRANCISCO HENRIQUE DE SOUSA SILVA (5671) -
GUARACIABA DO NORTE (CE)
           
CATEGORIA DUPLA MISTA
1º – LUIZ MILENES MOREIRA DE ABREU (53801) / MISTICA SUZIANE ARAUJO TEIXEIRA (5692) – TAUÁ (CE)
2º – JOSE TASSO FELIX GUIMARAES (5711) / ANY KELLY TERRA DA SILVA (5712) – BELÉM (PA)
3º – ANA CAROLINE COSTA NASCIMENTO (5682) / DIEGO DELFINO GONCALVES (5681) - CAMPINA GRANDE (PB)
4º - HELENA MIRANDA AIRES NETA (5702) / ALCEU RIBEIRO MONTE SANTO (5701) – ACARA (PA)

Fonte: Carolina Yada

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: