Arte e Cultura

Espetáculo internacional emociona público da Ópera na Cidade

As próximas apresentações da Ópera da Serra da Capivara serão no anfitetaro da Pedra Furada.

Quarta - 26/07/2017 às 14:07



Foto: Joaquim Neto
"Um Bico para Velhos Palhaços" encerrou a programação da Ópera na Cidade

A peça internacional "Um Bico para Velhos Palhaços", apresentada pelo Grupo Harém de Teatro, de Teresina, marcou o último dia da Ópera da Cidade, encerrando as apresentações no município de São Raimundo Nonato. O espetáculo que aborda o tema da competição acirrada entre as pessoas e também as poucas oportunidades de trabalho para idosos na sociedade contemporânea, arrancou sorrisos de crianças, jovens, adultos e idosos presentes na Praça do Abrigo, local onde ocorreu o evento.

A narrativa fala sobre três velhos palhaços que, respondendo a um anúncio de jornal, reencontram-se para a realização de uma entrevista.Eles esperam conseguir uma oportunidade de emprego temporário. Enquanto aguardam, relembram o velho passado, recheado de momentos de humor e sarcasmo.

De acordo com o diretor do espetáculo, Arimatan Martins, realizar a peça em São Raimundo Nonato é uma oportunidade de expandir a cultura a lugares distantes. “Essa peça é do europeu Matéi Visniec e fala sobre a crise econômica e política em que o desemprego é muito grande, e até os palhaços ficam desempregados e dependendo de bicos para sobreviverem. É uma peça internacional, mostrada na Europa inteira, Estados Unidos e Brasil. Apresentar essa peça nesse evento, aqui em São Raimundo Nonato, é mais uma oportunidade de criar essa rede internacional da produção cultural que está sendo realizada agora, com gente da França, de São Paulo, Rio de Janeiro,  do país inteiro e do mundo todo. Isso é bom, porque o grupo Harém vem fazendo parte disso,  é uma forma de levar aos lugares mais distante uma produção cultural de qualidade junto a outras grandes produções”, disse o diretor.

Durante o evento, a população assistiu ainda ao espetáculo "A História de Lenços e Ventos", que expôs toda a magia e complexidade do universo infantil, recriando momentos de surpresa, medo, coragem, amor e solidariedade. Histórias de Lenços e Ventos foi escrita pelo artista plástico, educador, diretor, autor e ator de teatro Ilo Krugli. O espetáculo marca a trajetória do teatro para crianças no Brasil. Utilizando bonecos, lenços, latas, instrumentos musicais e objetos, a peça conta a história de Azulzinha (um lenço) e seu amigo Papel (um pedaço de jornal) que enfrentam o poder do rei Metal Mau. Sem impostação e ambientada nos quintais da infância, a peça fala de liberdade, afetividade e uma vida melhor, baseando-se em textos de autores como Federico García Lorca e Victor Hugo.

Para o diretor de Teatro Edinho Drumond, a apresentação em São Raimundo Nonato superou todas as expectativas. “É a nossa primeira vez no município, nossa primeira estréia em tudo aqui, e a apresentação superou as nossas expectativas. A gente ainda não tinha apresentado num lugar aberto com essa quantidade de pessoas. O nosso trabalho geralmente era em ambientes fechados. Então, a experiência foi mais que positiva para essa galera, em céu aberto, que a proposta no início era realmente essa e a gente viu que dá certo. Realmente, a reação das crianças mostrou que nós estamos no caminho certo, realmente foi uma experiência única, e maravilhosa”, disse Edinho.

As próximas apresentações da Ópera da Serra da Capivara serão nos dias 27, 28 e 29 de julho, no anfiteatro da Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: