Municípios

Esperantina para nesta 2ª feira (09); fugas de presos impõem "toque de recolher"

População vive dias de pânico por causa das fugas de presos da penitenciária estadual

Segunda - 09/10/2017 às 09:10



Foto: Sinpoljuspi Buraco no muro da penitenciária de Esperantina
Buraco no muro da penitenciária de Esperantina

A cidade de Esperantina, no Norte do Piauí, vai parar nesta segunda-feira (09). Praticamente todos as repartições públicas e até bancos ficarão fechados e os serviços suspensos porque a pacata cidade foi invadida pir bandidos e forças policiais.

A população daquela cidade está sob medo e tensão intensos desde a semana passada, quando houve uma rebelião e fuga de presos de uma penitenciária estadual existente no município. Pelo menos 75 detentos fugiram e só 34 foram recapturados.

O medo e insegurança em Esperantina aumentaram neste domingo (08) depois que foram constatadas novas fugas. Pelo menos 10 presos teriam conseguido sair do presídio. O governo reforçou a segurança na cidade e está à procura dos fugitivos.

Já está confirmado que, nesta segunda-feira (09), quase todos os serviços públicos municipais e estadual vão parar. Escolas, creches, centros de convivências de idosos e outras repartições não vão funcionar por causa do medo e insegurança que tomaram conta da cidade.

Mais um recapturado

O Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Piauí prendeu na tarde de domingo (8), na Santa Maria da Codipi,  em Teresina, Anderson Rodrigo dos Santos, fugitivo da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebêlo, em Esperantina, na sexta-feira (6).  Anderson foi conduzido para a Central de Flagrantes, no bairro Piçarra, em Teresina. 

Anderson
Anderson Rodrigo dos Santos, fugitivo da Penitenciária de Esperantina                               (Foto: Divulgação/PM)

Fugiram no domingo (8/10):
Eduardo Ferreira Francisco
antônio dos Santos Cunha
Ismael Oliveira Ambrósio
Reginaldo Alves da Silva
Silvestre Quaresma Silva
Antônio Marcos Alves da Silva
Carlos Eduardo Machado
Luan Augusto Marques de Oliveira
Mauricio Alves Viana
José Railson da Conceição Venuto

Recapturados
Luan Augusto Marques de Oliveira
José Railson da Conceição Venuto

ENTENDA O CASO - A cidade de Esperantina, na região Norte do Piauí, está vivendo dias de terror. Neste domingo (08) teria ocorrido a fuga de 10 presos da penitenciária, roubo de carros e motos. A cidade estaria passando por uma espécie de "toque de recolher"

De acordo com uma fonte do portal PIAUÍ HOJE (www.piauíhoje.com) naquela cidade, neste dimingo surgiu a informação de que 10 presos teriam fugido da penitenciária estadual, onde no meio da semama ocorreu uma rebelião e de onde fugiram de 75 detentos.

Os fugitivos estariam entrando nas casas e fazendo pessoas de reféns. Por causa disso, na cidade também teria ocorrido tiroteio entre policiais e bandidos foragidos. Não há notícias de mortes.

A fonte informou que, no início da noite deste domingo também teriam ocorrido roubo de carros e motos. Policiais estariam invandido casas à procura de fugitivos.

"O clima é tenso em Esperantina. A população está como medo", diz a fonte que trabalha no órgão federal em Esperantina, mas quer se identificar por questão de segurança.

No final da semana a Polícia do Piauí informou que capturou 34 dos75 presos que fugiram da pentenciária no meio da semana.

O Governo do Estado mandou reforçar o policiamento na cidade. Alguns inquéritos estão em andamento para chegar as causas e os culpados pela onde de violência em Esperantina.

A situação de insegurança em Esperantina está repercutindo bastante nas redes sociais. Na noite deste domingo usuários de um grupo de wattapp informaram que a Polícia "mandou recado para população pedindo que todos se tranquem dentro de casa".

Fonte: Prefeitura de Esperantina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: