Saúde

Especialista explica diferenças entre Chikungunya e Dengue

Sábado - 29/07/2017 às 11:07



Foto: Agência Diário Dor nas articulações pode persistir por meses ou anos
Dor nas articulações pode persistir por meses ou anos

Você sabe qual é a diferença entre a Febre Chikungunya e Dengue? A maioria das pessoas não sabem distinguir as duas doenças justamente pela semelhança de alguns sintomas, além de serem causadas pelo mesmo agente transmissor, o mosquito Aedes aegypti.

Segundo a infectologista Andreia Maruzo Perejão, entre 72% a 95% das pessoas infectadas apresentam febre alta repentina. “Além desse sintoma clássico, o paciente com Chikungunya também apresenta cefaleia, mialgia, manchas pelo corpo (exantema), conjuntivite, náuseas e vômitos e dores articulares debilitantes (poliartrite), sendo esse último sintoma o que mais a diferencia da dengue”.

O nome Chikungunya vem da língua Kinchonde e significa ‘homem que anda arqueado’ devido às fortes dores articulares. “Essa artrite ocorre mais em mãos e pés e pode persistir por meses ou anos, mas, raramente, há complicações ou mortes”, ressalta a infectologista.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico se dá pela suspeita clínica e exames de sangue, como sorologias, cultura viral ou RT PCR. A infectologista adverte que o tratamento é sintomático, pois não há medicação especifica para o vírus, ou seja, tratam-se apenas os sintomas. A orientação ao paciente é de repouso, hidratação e alimentar-se bem para que a imunidade melhore durante o ciclo do vírus. Para a prevenção da Chikungunya, deve- se manter os mesmos cuidados que se tem com a dengue.

“É extremamente importante eliminar qualquer objeto que acumule água, principalmente da chuva, pois podem ser criadouros do mosquito. Durante as epidemias, também oriento o uso de repelentes”, diz dra. Andreia Maruzo Perejão.

 O período de incubação do vírus leva de 2 a 10 dias, e na dengue o risco de evoluir para um quadro hemorrágico maior.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: