Educação

Especialistas dão dicas de como criar o hábito e o gosto pela leitura

Pedagoga orienta a respeito da importância da leitura e de como conseguir fazer isto de maneira econômica

Quarta - 19/10/2016 às 11:10



Foto: Lucky Assessoria de Comunicação Hábito da leitura
Hábito da leitura

Essencial para o desempenho de diversas atividades no dia a dia, a leitura auxilia em praticamente tudo o que fazemos. Uma pessoa que lê bastante se desenvolve melhor na escrita, expande seu vocabulário, melhora a compreensão e visão de mundo e dos mais diversos tipos de texto. Mais importante do que o quanto se lê, é o que se lê. A qualidade, muitas vezes, é mais importante do que a quantidade.

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Livro – 29 de outubro, Tamires Lemos de Assis, uma das integrantes da equipe pedagógica daTutores, conscientiza a população a respeito da importância, benefícios e dá dicas de como criar o hábito da leitura em um país que quase não apoia e não investe em campanhas e projetos que incentivem a leitura e que prezem pela acessibilidade de informações.

“A leitura auxilia no dia a dia, instrui o leitor acerca das atualidades e o ajuda a entender as notícias que são produzidas diariamente, até mesmo a fazer uma pesquisa acadêmica na internet, em livros e bibliotecas”, explica.

Mas, afinal, por que o brasileiro não tem o hábito de ler?

A profissional da Tutores não acredita nessa premissa de que brasileiro não lê por preguiça ou falta de interesse. De acordo com ela, infelizmente, apenas uma parcela da população tem acesso a livros, poder aquisitivo para comprá-los e consegue frequentar bibliotecas. Mais do que acessibilidade, Tamires diz que é importante atentar-se para os detalhes, pois em um primeiro momento o hábito de ler é desenvolvido em casa através do incentivo dos pais. Crianças que tem contato com a leitura desde cedo crescem com mais afeição pelos livros, o que ajuda indiretamente no interesse pelos estudos. Portanto, além dos projetos de leitura desenvolvidos pela escola, é imprescindível que haja algo “extra”, vindo principalmente dos pais.

Como ter acesso à leitura de maneira econômica

Uma alternativa é a leitura de livros que podem ser baixados gratuitamente pelo Domínio Público, mas para isso é necessário ter acesso à internet. Outra opção é obter esses materiais em sebos, pois além de mais baratos, a compra de livros usados contribui para a sustentabilidade do planeta e com aqueles que não têm condições para adquirir um material novo. Muitas cidades possuem também bibliotecas públicas e municipais, basta fazer um cadastro para ter acesso.

Dicas para tornar da leitura um hábito

Para aqueles que querem adquirir o hábito pela leitura, o mais indicado é começar escolhendo temas e assuntos que agradem. Um conselho é, diariamente, ter acesso aos principais jornais e revistas da região em que mora ou do mundo, pois são ricos em informações diversas que contribuirão para que o leitor esteja sempre atualizado e, além disso, ajuda no estabelecimento de uma rotina de leitura que com o tempo passa a fazer falta.

Ter sempre um livro na bolsa ou ao lado da cama também estimula a leitura, uma vez que ele estará sempre ao alcance para momentos em que se precisa relaxar ou se distrair como, por exemplo, antes de dormir, enquanto espera um atendimento, no ônibus para a escola. O estabelecimento de um horário e local adequado também ajuda nessa prática.

Saiba como escolher o livro mais adequado

A escolha do livro também não é algo fácil logo no começo. O ideal é que o leitor primeiramente pense com que gênero textual ou qual gênero literário mais se identifica. É muito mais eficiente começar por um texto que mais se aproxima do leitor do que por aquele mais complexo – que pode agravar o estranhamento pela leitura. Se a pessoa gosta de histórias em quadrinhos, por exemplo, o ideal é buscar conteúdo nesse gênero, visto que essas histórias auxiliam na compreensão do humor, da ironia, entre outros. A partir de então, de acordo com a evolução do leitor, é possível expandir o repertório para textos mais complexos.

Qual o melhor local e horário para ler?

Também não há local e horário certo para a leitura, pois depende do gosto e da rotina de cada um. “Existem pessoas que leem em metrôs e ônibus, e não se incomodam com o movimento; outras em locais públicos como shoppings, cafés, estações, e o excesso de barulhos diversos não as atrapalham; ainda há aquelas que leem de noite ou enquanto almoçam. Mas, para quem ainda não tem o hábito de leitura, o ideal é escolher um ambiente tranquilo com boa iluminação, pois a pessoa tem que estar confortável, e um horário que esteja mais relaxado, sem muitos compromissos”, diz Tamires.

Concentração é fundamental

Para conseguir se concentrar melhor na leitura, Tamires conta que cada pessoa funciona de uma maneira. Algumas precisam ficar isoladas em um ambiente sem ruídos, outras gostam de ouvir música enquanto estudam. O método é o de tentativas: a pessoa precisa testar e descobrir de que forma se concentra ou aprende melhor, identificando a abordagem mais adequada. Limitar o período que dispõe para esta atividade é essencial para quem facilmente se desconcentra, pois a mente tende a focar numa só coisa e evita distrações.

Se organize para que a leitura seja prazerosa!

Não existe uma regra para que a leitura seja mais prazerosa e eficiente, pois vai depender muito do motivo pelo qual se está lendo. Se para estudo, o ideal é organizar um cronograma, estabelecer horários específicos, intervalos, ter materiais de apoio e trabalhar com resumos, elaboração de slides e cartões memória, pois a síntese auxilia na memorização. Anotar informações principais e fazer esquemas visuais também contribui na fixação do conteúdo.

Fique atento: Qualidade é mais importante do que quantidade

Muito mais importante do que o quanto se lê, é o que se lê. A qualidade, muitas vezes, é mais importante que a quantidade. Ler um grande número de textos tem contribuição na expansão lexical, mas não necessariamente auxilia no poder de discernimento acerca do material lido. Tamires dá como exemplo a quantidade de textos veiculados através das redes sociais. De acordo com ela, além da leitura, falta pesquisa, checagem de informações e comparação de fontes, visto que a necessidade de compartilhamento de informações através da internet é algo “urgente”, e muitos não se preocupam com conteúdo que estão publicando e repassando pela rede. Deve-se sempre pensar no contexto, e um bom exercício para melhorar esse quesito é buscar duas ou mais fontes da mesma notícia e, com isso, tirar as próprias conclusões, criando assim uma opinião sobre determinado assunto.

Segundo pesquisa, a leitura ainda é um hábito de pouco mais da metade da população

Segundo o Instituto Pró-Livro (IPL), a leitura é um hábito de 56% da população brasileira. Para ser considerado um leitor, pela metodologia do estudo, é necessário ter lido ao menos um livro nos últimos três meses. Ao todo, foram ouvidas 5 mil pessoas em todas as regiões do Brasil, entre 23 de novembro e 14 de dezembro de 2015. Em média, os entrevistados disseram ter lido 2,54 livros nos últimos três meses, sendo 1,06 do começo ao fim. Entre os que têm o hábito da leitura, a média é de 4,54 livros no período, com 1,91 inteiro.

Apesar de 77% dos leitores terem dito que gostariam de ter lido mais, 43% disse que não o fez por falta de tempo. Entre os que não têm o hábito da leitura, 32% alegou a mesma razão para não se aproximar dos livros. Outros 28% disseram simplesmente que não gostam de ler e 13% que não tem paciência.

O percentual das pessoas que disseram não ter problemas para ler caiu de 48%, em 2007 e 43%, em 2011, para 33%, em 2015. Entre os que têm dificuldades, a limitação com maior número de menções é a falta de paciência (24%), em seguida estão os acreditam que leem muito devagar (20%) e os que tem problemas de visão (17%).

Fonte: Lucky Assessoria de Comunicação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: