Arte e Cultura

Escolhidos Rei e Rainha da Terceira Idade e Rainha Trans do carnaval de Teresina

Todas as categorias de Reis e Rainhas foram premiadas com o valor de R$ 2 mil para cada majestade

Sábado - 11/02/2017 às 13:02



Foto: Divulgação / PMT Rei e Rainha do canaval de Teresina 2017 com Samuel Silveira
Rei e Rainha do canaval de Teresina 2017 com Samuel Silveira

Descontração e a alegria marcaram a escolha do Rei e a Rainha da Terceira Idade e da Rainha Trans para o Carnaval de 2017 de Teresina. A escolha foi realizada em festa no Theresina Hall, nessa sexta-feira (10), que contou com presença de público de aproximadamente 2.500 pessoas. O evento contou, também, com a coroação do Rei e Rainha da Acessibilidade - eleitos na última quarta-feira (8) - juntamente às demais categorias.

Construindo coletivamente uma política de ações afirmativas para estimular a igualdade e visibilidade de causa trans, pela primeira vez, Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), realizou o concurso para Rainha Trans do Carnaval da capital. No total, quatro candidatas concorreram ao título, que nesta primeira edição teve como vencedora Andressa Kawuany.

Andressa Kawuany vencedora do rainha trans do carnaval

“Para mim, é um momento incrível ter sido escolhida. A gente do meio sofre muito com o preconceito e esta inciativa, sem dúvidas, contribui para fortalecer o reconhecimento e respeito junto à sociedade”, declara Andressa.

Para a majestade da Terceira Idade do Carnaval de 2017 foram escolhidos João Batista – aclamado por unanimidade –  e Antônia Alves de Sousa. Durante a solenidade, Francisco de Assis Sousa Silva (Juca) e Maria de Fátima Farias (Fatinha) foram coroados novos Rei e Rainha da Acessibilidade.

Com uma disposição de fazer inveja a muito jovem, João Batista, de 68 anos, esbanjou simpatia e jogo de cintura que cativaram o público e jurados. Ele explica que “tem que ter muito samba no pé pra poder ganhar. Minha família sempre me deu força para eu entrar ganhar. No ano passado fiquei em segundo e dessa vez consegui ganhar”.

De acordo com Samuel Silveira, secretário municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, a participação de diversas categorias no concurso de Carnaval contribui para garantia e fortalecimento das políticas de lazer e inclusão, além de abrilhantar o espetáculo. 

“Continuamos trabalhando, reafirmando e reforçando as ações afirmativas da SEMTCAS, apoiando os Conselhos, conselheiros e eventos que promovam a inclusão dos segmentos para dar mais visibilidade a todos os que necessitam de uma atenção especial, principalmente das políticas de Assistência Social de Teresina”, enfatiza Samuel.

Durante o concurso, todas as categorias de Reis e Rainhas foram premiadas com o valor de R$ 2 mil para cada majestade. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e do Conselho Municipal dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: