Ciência & Tecnologia

Escolas realizam correção de avaliação 100% eletrônica

Teresina é a primeira cidade do Brasil a fazer esse tipo de correção eletrônica

Quarta - 20/09/2017 às 14:09



Foto: TV Globo/Reprodução Prova
Prova

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec),  vem utilizando novos recursos tecnológicos como forte aliado da educação. Uma das novidades na Rede Municipal de Ensino é o MobiCorretor, um aplicativo de celular que permite a correção de provas de forma automática, otimizando o tempo dos gestores para a entrega dos resultados.

O programa, que já funciona em 59 unidades de ensino e está ajudando as equipes escolares com a avaliação de resultados da Prova Padronizada, está sendo ampliado para todas as escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Ensino. Ao todo, serão 151 escolas sendo beneficiadas pelo programa, o que torna as escolas da Prefeitura de Teresina as primeiras do Brasil a fazerem correção de avaliações de rendimento 100% eletrônica com resultados em tempo real.

Giovanna Saraiva, coordenadora de Avaliação na Semec, explica que os professores estão participando de capacitação nesta terça-feira (19), no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, para a utilização dessa ferramenta, que irá melhorar o processo pedagógico na escola em relação ao planejamento, a intervenção de reforço e do programa Novo Mais Educação, já que partir dos resultados obtidos será realizado um diagnóstico sobre as maiores dificuldades de cada aluno para, assim,  poder realizar as intervenções necessárias.

“O MobiCorretor é um aplicativo que garante o resultado das avaliações de forma mais rápida. Vamos realizar as avaliações de 5º ao 9º ano de língua portuguesa e matemática e estamos ampliando o aplicativo  para todas as escolas do Ensino Fundamental. Nesse sentido,  estamos capacitando os coordenadores para que possamos ter os resultados das avaliações com mais rapidez e para que as intervenções sejam realizadas em tempo mais rápido. Com isso, esperamos melhorar ainda mais o processo de aprendizagem na escola”, explica.

Giovanna explica ainda que a correção da Prova Padronizada já acontecia de três formas. “A primeira era uma planilha de Excel encaminhada para as escolas que demandava tempo para levar, preencher e trazer. Depois avançamos para um sistema de coleta de dados no Siga Semec , que também era demorado, pois a escola precisava de mais pessoas para poder inserir os resultados. Com o MobiCorretor, em duas horas você já consegue ter o resultado de uma escola que tenha uma média de 600 alunos”,informa.
 
O aplicativo é uma das ferramentas do MobiEduca.Me, um projeto de assessoria técnicopedagógica de acompanhamento escolar que vem trazendo bons resultados. O projeto inclui envio de mensagens sobre a rotina escolar dos estudantes para o celular dos pais, controle digital de entra e saída dos alunos, entre outros recursos digitais.

Com o novo modelo de correção do gabarito de provas, as escolas conseguem ter os resultados em mãos dentro de 2h ou 3h, um processo que costumava demorar até 90 dias. A antecipação do nível de desempenho dos alunos nas provas também gera para os professores mais tempo para correção de possíveis falhas no aprendizado das turmas.
 
“Essa otimização do tempo permite intervenções imediatas. Estamos utilizando todas as possibilidades que a tecnologia nos oferece para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos”, explica Irene Lustosa, secretária executiva de Ensino da Semec.
 
A equipe da Escola Municipal Eurípides de Aguiar, uma das primeiras escolas a utilizar a ferramenta, garante que o aplicativo veio para ajudar. “Funciona muito bem. Os resultados são obtidos duas horas depois das realizações das provas. Essa ajuda veio na hora certa, pois é mais rápido e preciso”, afirma a pedagoga Socorro Rodrigues.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: