Educação

Escolas praticam fraude para garantir os primeiros lugares no Enem

Domingo, 09/10/2016 às 22:10



Foto: www.dicasenem.org Enem
Enem

A prática não é inédita, mas tem se repetido todos os dias e preocupado educadores do Brasil inteiro: escolas estão praticando irregularidades para manter altas pontuações nos resultados do ENEM – fato ainda mais fácil de ser realizado para os resultados da redação, que são dados de maneira distinta das outras disciplinas, facilitando a fraude. Colégios como o Instituto Educacional São José, localizado no município de Teresina, Piauí, levantou suspeitas por ter ficado em primeiro lugar enquanto possui apenas 17 alunos.

“A fraude é muito simples: é como se existissem duas escolas dentro de uma só. Eles criam outro CNPJ e “matriculam” apenas os alunos com as melhores notas o que, na prática, eleva de forma enganosa a nota média da instituição de ensino. Se qualquer pessoa pesquisar no relatório do INEP, poderá ver que tem duas escolas com o mesmo nome, sendo que uma tem uma alta pontuação e a outra, que é a escola verdadeira, está com pontuação baixa”, declarou um educador que preferiu não se identificar.

O São José está listado na pontuação do ENEM com dois nomes distintos localizados no mesmo endereço: o primeiro é o Instituto Educacional São José Unidade Mocambinho, que tem apenas 17 alunos e o verdadeiro Inst Educ São José, também localizado no bairro Mocambinho, com o restante dos estudantes. Confira na tabela abaixo retirada do portal O Globo (http://infograficos.oglobo.globo.com/sociedade/consulte-a-media-da-sua-escola-no-enem-2015.html)

NotasNotasFoto: Divulgação
NotasNotasFoto: Divulgação

“O nome passa despercebido, afinal, educadores do Brasil inteiro acreditam que é uma unidade da escola quando, na verdade, é a mesma escola que foi dividida em duas, colocando apenas os bons alunos em redação no novo CNPJ”, declarou o educador.

Em 2015, o jornalista Mateus Prado, do jornal O Estado de São Paulo, já havia realizado denúncia semelhante em relação em ENEM 2014, em que ele mencionou o caso do Colégio Integrado Objetivo, de São Paulo, que também é o Colégio Objetivo e que ficou, na mesma pontuação, em 1º e em 569 da lista. No ENEM 2015, a mesma escola ficou em 1º lugar novamente.

Educadores do Brasil todo estão orientando os estudantes a pesquisarem bem antes de se matricularem em uma instituição por causa de sua pontuação no ENEM. A recomendação é que seja verificada a quantidade de alunos e se existe outra instituição, na mesma cidade, com o mesmo nome, o que pode ser indício de fraude.

Fonte: MP Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: