Educação

Escolas participam do projeto multiplicando ideias sobre eficiência energética

As melhores iniciativas de eficiência energética receberam premiação

Segunda - 05/12/2016 às 18:12



Foto: Ascom Cinco escolas da Rede Municipal de Teresina participaram do evento de culminância do Projeto Multiplicar Energia II
Cinco escolas da Rede Municipal de Teresina participaram do evento de culminância do Projeto Multiplicar Energia II

Cinco escolas da Rede Municipal de Teresina participaram do evento de culminância do Projeto Multiplicar Energia II, realizado em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Eletrobras. A solenidade de apresentação dos projetos realizados pelas escolas e premiação das melhores iniciativas aconteceu no Centro de Formação Professor Odilon Nunes.

A iniciativa partiu após professores e alunos participarem da primeira etapa do Multiplica Energia II, onde receberam orientações no caminhão-escola da Eletrobras Distribuição Piauí de projetos de eficiência energética a serem desenvolvidos em sala de aula.

A pedagoga Socorro Rodrigues, da Escola Municipal Eurípedes Aguiar, diz que o projeto proporcionou uma visão mais ampla de como utilizar energia elétrica. “Muito boa essa ideia. O Multiplicar Energia desperta a consciência ambiental não só nos alunos, mas também nos professores”, comenta. A escola foi a primeira colocada com o projeto apresentado onde o tema foi: “O uso consciente da energia elétrica”.

Para o gerente da Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética da Eletrobras, Ribamar Lima, “É uma satisfação perceber que houve absorção da essência do projeto e interesse de alunos e professores em apresentar suas ideias”. A representante da Secretaria Municipal de Educação, a professora Luisa Solano, agradeceu a parceria com a Eletrobras e parabenizou a todos os professores e alunos que participaram do evento. 

Como prêmio, os professores da escola campeã diretamente envolvidos no projeto receberam tablets e uma placa-troféu. Já os estudantes foram condecorados com medalhas. 

O multiplicar Energia II é um projeto educacional desenvolvido pela área de Eficiência Energética da Eletrobras Distribuição Piauí que objetiva disseminar informações sobre o uso racional de energia elétrica e outras formas de proteção do meio ambiente. Com auxílio de um caminhão-escola, o multiplicar Energia II levará conhecimento para 1600 professores e 40 mil alunos de 320 escolas públicas municipais e estaduais. O evento de culminância já foi realizado nos municípios de Barras, Campo Maior, Esperantina, José de Freiras, Parnaíba, Pedro II, Piracuruca, Piripiri e Teresina.

Veja a classificação das participantes:

1º lugar: Escola Eurípedes Aguiar, com o projeto O Uso Eficiente de Energia Elétrica, expondo maquetes sobre as formas de energia sustentáveis e os tipos de lâmpadas;

2º lugar: Escola Roberto Cerqueira Dantas, com o projeto Energia;

3º lugar: Escola Simões Filho, cujo projeto foi sobre o aproveitamento da água condensada de aparelhos de ar-condicionado.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: