Educação

Escolas participam de projeto educacional para conservação de energia elétrica

A ideia é buscar parceria com as escolas em ações para sustentabilidade energética

Terça - 01/11/2016 às 21:11



Foto: ASCOM Programa de Eficiência Energética
Programa de Eficiência Energética

As Escolas da Prefeitura de Teresina participaram do Programa de Eficiência Energética Tipologia Educacional – Projeto Multiplicar Energia II. As atividades fazem parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e a Eletrobras.

A iniciativa é da Eletrobras Piauí que desde 2015, através da empresa Publikimagem, vem promovendo junto às escolas ações capazes de agregar ao processo educativo informações complementares aos programas de ensino com foco na difusão das medidas de conservação de energia entre professores e estudantes.

Entre os principais objetivos do projeto educacional estão: capacitação de professores para orientar alunos e difusão das medidas de conservação de energia entre professores e estudantes, desenvolver ações educativas relacionadas à conservação de energia elétrica, seu uso seguro e a preservação do meio ambiente nas escolas, além de orientar sobre a utilização de equipamentos eficientes.

Durante as atividades, a iniciativa conta com Unidade Móvel de Educação (caminhão adaptado com baú que se transforma em sala de exibição de filmes 4D/laboratório de jogos de eficiência energética) e que está sendo utilizada para  atender as novas experiências e exigências que serão implantadas no projeto, com materiais didáticos (kit composto de 7 livros, 1 jogo educativo, 1 álbum seriado, 1 vídeo e 1 caderno de atividades) e equipamentos, para a realização de experiências relacionadas ao combate ao desperdício de energia elétrica, preservação da natureza e prevenção de acidentes.

A ideia é que a unidade móvel percorra todo o estado visitando as escolas em sistema de Road Show, ou seja, ministrando aulas e fazendo oficinas para apresentar um conteúdo completo relativo ao uso eficiente de energia.

Em síntese o Projeto Multiplicar Energia II que visa mudanças de hábitos, educação ambiental, capacitação de professores e alunos e maior aproximação da Eletrobras Piauí com a comunidade vai envolver ao todo 18 cidades piauienses, 320 escolas públicas dos ensinos fundamental e médio, 1.600 educadores e 40 mil alunos.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: