Escolas municipais recebem orientações sobre o Censo 2018

Mais de 300 diretores receberão as orientações necessárias sobre os procedimentos


Censo Escolar 2018

Censo Escolar 2018 Foto: Ascom

Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo Escolar é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro. Para garantir que todas as escolas municipais de Teresina participem corretamente do processo, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está realizando, de 11 a 14 de junho, encontros com diretores no Centro de Formação Odilon Nunes.

A cada dia a equipe de informática da Semec recebe um grupo de gestores das unidades de ensino divididos por área da cidade. Ao todo, mais de 300 diretores receberão as orientações necessárias sobre os procedimentos de atualização das informações de suas escolas no sistema nacional. Os dados são referentes ao número de alunos matriculados, alunos transportados, estrutura física, livros didáticos, entre outros.

O chefe da Divisão de Tratamento de Dados, Carlos Augusto Ferreira, explica que Teresina possui um sistema próprio para manutenção dos dados, mas conta com a participação dos diretores para a atualização. “Temos um moderno sistema de gestão educacional onde as escolas não precisam se preocupar com o preenchimento dos dados do Censo todos os anos, a própria equipe da Semec faz essa migração, mas os gestores precisam verificar cada informação para confirmar que estejam atualizadas. Esse processo é essencial para garantir que os recursos corretos sejam destinados às escolas”, explica Carlos Augusto.

Com a coleta do Censo Escolar anualmente é possível pensar as políticas públicas voltadas para a educação básica com melhor definição do seu público, já que ajuda a montar um panorama da educação e a identificar as principais necessidades das escolas e redes de ensino. Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento escolar dos alunos do ensino fundamental são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: