Escolas municipais fazem pacto pela alfabetização em Teresina

Alfabetiza Teresina foi lançado nesta terça-feira (27)


Foto

Foto Foto: Reprodução

Fortalecer as ações para a alfabetização das crianças até os seis anos de idade. Esse é o principal objetivo do projeto lançado hoje (27) pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) para diretores das escolas da Prefeitura. O Alfabetiza Teresina promete consolidar as estratégias desenvolvidas pelas unidades de ensino no ciclo de alfabetização, intensificando o trabalho de leitura e escrita com crianças desde a Educação Infantil.

Para iniciar o projeto oficialmente, o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, reuniu os diretores e coordenadores pedagógicos de todas as unidades de ensino, pedindo dedicação e comprometimento na causa, que, para ele, será a mais importante da sua gestão.

“A Educação Infantil tem nos dado muito orgulho. E garantir o direito dos filhos e filhas de trabalhadores à alfabetização aos seis anos de idade é, sem dúvida, o meu maior legado enquanto gestor. A equipe da Semec está preparada para apoiar de forma mais incisiva o trabalho dos educadores nas escolas, que já desenvolvem ações incríveis”, declara Montezuma.

O projeto foca em alfabetizar 100% dos alunos matriculados nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, apoiando as escolas na formulação e implementação de ações voltadas para o aprendizado dos alunos no ciclo de alfabetização. Para isso, a Secretaria reformulou as capacitações de professores, alternando entre oficinas teóricas e práticas; organizou visitas de técnicos às salas de aulas, auxiliando os professores com sugestões; entre outras iniciativas que tornam o trabalho nessas turmas mais consistente.

De acordo com a coordenadora do Alfabetiza Teresina, a nova política pública é uma parceria com as escolas e deve utilizar os instrumentos de avaliação da Semec para mensurar o desempenho das crianças. “Temos as ferramentas necessárias e os gestores das escolas motivados, vamos fomentar esse projeto para garantir que as crianças tenham educação de qualidade e sejam alfabetizadas na idade certa”, concluiu.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: