Educação

Escolas municipais começam ensino da matemática na Educação Infantil

O objetivo é despertar o interesse pelo conhecimento matemático de forma criativa

Sexta - 19/05/2017 às 13:05



Foto: © Foto: Suami Dias/ GOVBA Desempenho nas escolas
Desempenho nas escolas

Para garantir que as crianças passem a gostar do estudo da matemática, as escolas da Prefeitura de Teresina iniciam o ensino da matéria ainda na Educação Infantil. O Centro Municipal de Educação Infantil Vila do Avião, zona leste da cidade, e Centro Municipal de Educação Infantil Tia Sabina, por exemplo, realizam um trabalho diferenciado sobre o estudo da matemática entre alunos e familiares.

O objetivo é despertar o interesse pelo conhecimento lógico matemático de forma criativa, lúdica e alegre. O trabalho é feito com a utilização de jogos, brincadeiras, dinâmica, musicas e histórias, que são ferramentas pedagógicas importantes.

No Centro Municipal de Educação Infantil Vila do Avião, é realizado o projeto ‘Eu brincando aprendo matemática’, que desenvolve nos alunos a autoconfiança, a organização, a concentração e a atenção. “Estes conceito que estão sendo construídos nessa fase de escolarização, futuramente vão servir como base, da construção de outros”, explica a diretora do CMEIE, Carmem Lúcia da Silva Neres.

Ela conta que o projeto foi iniciado em maio com uma oficina voltada para os pais, que ajudou na construção de recursos pedagógicos matemáticos, feitos com materiais reciclados. "Foi muito gratificante ver os pais participarem da oficina construindo os jogos com entusiasmo e capricho, que serão utilizados pelos filhos”, conta.

O encerramento dos trabalhos está previsto para outubro, quando acontecerá uma exposição dos materiais produzidos durante as aulas. “As atividades envolvem 130 crianças do maternal I ao 2º período da educação infantil e irá contribuir para a formação de cidadãos autônomos. Crianças capazes de pensar por conta própria, saber resolver problemas, desenvolver o raciocínio lógico e ter a capacidade de pensar e se expressar matematicamente interpretando dados. E isso é muito importante, pois a educação infantil é à base de tudo”, explica Carmem Lúcia.

O Centro Municipal de Educação Infantil Tia Sabina também tem projeto para a disciplina de matemática: é o ‘”Matematizar pra quê”. “Desenvolvemos um trabalho para despertar nas crianças o gosto pela matemática desde cedo”, conta Ana Lúcia Pereira de Andrade, pedagoga do Cmei.”O foco principal é a praticidade no desenvolvimento das atividades matemáticas, onde a criança constrói o seu pensamento lógico a partir de atividades que são realizadas de forma pratica na sala de aula, que incluem brincadeiras, jogos e exploração de objetos”.

As ações iniciaram neste mês de maio também com uma oficina destinada aos pais para a confecção de materiais a serem utilizados como recursos pedagógicos nas atividades propostas pela escola.

A importância da  Matemática

Os especialistas ressaltam que a matemática é, em especial, um modo de pensar. Por isso é necessário trabalhar o quanto antes esse pensar com as crianças, para um fortalecimento mais eficaz nos alicerces da aprendizagem dessa disciplina. É na primeira etapa da educação básica o momento para alicerçar a construção dos conceitos matemáticos.

O estudo da matemática desenvolve na criança o raciocínio lógico, a sua capacidade para pensar logicamente e resolver situações-problema, estimulando sua criatividade. Além de ser útil para a vida diária da criança, pois, mesmo inconscientemente, ela está em contato permanente com formas, grandezas, números, medidas, contagens, etc.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: