Cidade

Escolas da PMT oferecem mais de 16 mil novas vagas em 2018

Em fevereiro e março serão as novas matrículas para atendimento de alunos de 3 e 2 anos de idade

Sexta - 05/01/2018 às 15:01



Foto: Reprodução Sala de aula
Sala de aula

Desde 2015, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) vem adotando um sistema de matrículas organizado por períodos específicos para cada ano escolar, a fim de evitar a aglomeração dos pais em filas e garantir a matrícula de alunos nas escolas mais próximas de suas residências.

Em dezembro, cerca de 80 mil matrículas de alunos veteranos foram renovadas automaticamente. A partir do dia 15 de janeiro, estarão abertas 11.297 vagas para novos alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Segundo a Semec, são 148 escolas, incluindo unidades com jornada de tempo integral. Os pais podem conferir a disponibilidade de vagas por escola no site da Secretaria (www.semec.teresina.pi.gov.br).

Ainda em dezembro de 2017, foram disponibilizadas também 5.171 novas vagas para alunos de 4 e 5 anos nos Centros Municipais de Educação Infantil. Além das mais de 16 mil novas vagas, a Prefeitura de Teresina colocará à disposição da população, nos meses de fevereiro e março, novas matrículas para atendimento de alunos de 3 e 2 anos de idade. A oferta destas novas vagas está sendo planejada conforme as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação – MEC, através do Plano Municipal de Educação.

A novidade para 2018 é a expansão do número de vagas na Educação Infantil, mediante a construção de novas unidades de ensino. Até o final do ano letivo, a Prefeitura deve entregar as 20 creches que estão em construção atualmente. Serão mais 6 mil novas vagas disponibilizadas para a população ainda neste ano.

Metas do MEC

O Ministério da Educação estabeleceu, em 2014, para todos os municípios brasileiros, metas de atendimento para alunos em idade de creche e pré-escola. O prazo para matricular todas as crianças de 4 e 5 anos era até 2016. De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Prof. Kleber Montezuma, Teresina cumpriu esta meta ainda no ano de 2015, quando foram disponibilizadas vagas suficientes para atender todas as crianças nesta faixa etária, cujos pais procuraram matrícula nas unidades de ensino municipais.

A outra meta diz respeito ao atendimento de crianças de até 3 anos de idade. Neste caso, as Redes de Ensino têm até o ano de 2024 para matricular no mínimo 50% das crianças. Em 2017, foram matriculadas na Rede Pública Municipal mais de 8 mil crianças nesta faixa etária. Com este atendimento, Teresina se coloca numa situação de destaque em relação a outras regiões do país.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: