Educação

Escola Municipal Professor Didácio Silva realizam projeto de leitura no Parque Parentão

Programação especial foi realizada para comemorar o Dia da Alfabetização.

Quarta - 14/12/2016 às 20:12



Foto: Ascom Escola Professor Didácio Silva
Escola Professor Didácio Silva

Em tempos de grandes avanços tecnológicos, os docentes trabalham diferentes ações para envolver os educandos com o prazer de reservar alguns minutos para a leitura de um livro, seja ele físico ou virtual. Na Escola Municipal Professor Didacio Silva a equipe docente organizou um dia especial para comemorar o Dia da Alfabetização.

Os estudantes saíram da rotina da sala de aula e foram ao Parque Parentão, que fica na zona Sul de Teresina, para participarem de atividades envolvendo a leitura. A ação faz parte do Projeto de Leitura que a escola realiza entre os alunos.

“O trabalho com a leitura é realizado em sala de aula durante todo o período letivo. Organizamos um lugar todo especial denominado “Cantinho da leitura”. A ideia de levar os nossos alunos para um lugar diferente e aberto surgiu como forma de tornar a leitura mais prazerosa. Assim os estudantes puderam envolver os amigos e familiares a participarem das atividades”, explica as professoras Desterro da turma de 1º ano e Francisca Alves da turma do 3º do Ensino Fundamental, as professoras explicam ainda que a realização da leitura em ar livre e conhecer uma local diferente envolveu mais os alunos.

A pedagoga da escola Vitória de Araújo Sousa, explica sobre a importância da realização de projetos de leitura com as crianças, enfatizando a contribuição de uma ação realizada fora da escola.  “Na escola temos acesso às técnicas de leitura, aprendemos a decifrar o código, que é a língua portuguesa, mas nem sempre aprendemos a entender aquilo que lemos. Muitas vezes o indivíduo, embora domine a técnica, não consegue compreender textos de diversos gêneros textuais, até mesmo os mais simples e mais acessados no cotidiano. Sem a compreensão na leitura, não há desenvolvimento intelectual satisfatório, já que esse é um fator que limita a apreensão e assimilação de informações de maneira adequada. Então quando apresentamos as técnicas em sala de aula, e depois disponibilizamos a pratica, ajudamos a envolver estes estudantes no cotidiano da leitura. Fazendo assim, eles compreenderem com mais clareza o que foi lido”, pontua.

Com as atividades realizadas no Parque Parentão os estudantes Luana Camile, Maria Eduarda e David Neves Silva contaram que se sentiram atraídos pelo espaço diferente do cotidiano. “Eu gosto muito de ler e consigo sentir a emoção que passa na história”, diz Luana. Já Maria Eduarda diz: “Eu já realizei a leitura de muitos livros, como: Chapeuzinho Velho, Cinderela, A Bela Adormecida, O Gato de Bota. E tenho bastantes livros em casa e já li a maioria, agora estou pegando emprestado na biblioteca da escola”. Para David, a historia de João e o Pé de Feijão foi uma das preferidas, “Como não tenho livros em casa, aproveito esses momentos na escola para realizar a leitura de diversos livros”, finaliza.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: